A partir do dia 27 de julho, os domingos dos moradores de Niterói terão uma nova opção de lazer com a estreia do projeto Orla Viva, que promoverá o fechamento da pista da Praia de Icaraí no sentido São Francisco, das 7h às 18h, para dar lugar a atividades esportivas, culturais e educativas.
A faixa central será exclusiva para ciclistas, enquanto a pista ao lado do calçadão será destinada a pedestres e atividades para o público, com projetos voltados principalmente para crianças. A ação, idealizada pela Prefeitura de Niterói, é realizada pela Administração Regional de Icaraí, Secretaria Executiva, NitTrans e a Coordenadoria Niterói de Bicicleta.
“Promover essa mudança na Praia de Icaraí é um sonho antigo que, finalmente, vamos tirar do papel. Icaraí é um cenário privilegiado que faz parte do dia a dia do niteroiense. Vemos públicos de todas as idades e regiões usufruírem deste espaço. Acreditamos que é papel da Prefeitura incentivar um hábito tão benéfico para a população. Com mais espaço, esperamos que mais gente e mais projetos se interessem em adotar a praia. Dessa forma, ainda estimulamos práticas mais sustentáveis e impulsionamos o comércio local”, explicou o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.
O que vai ter no Orla Viva?
Além de lazer e esportes ao ar livre, o projeto inclui:
Aulas de bicicleta com o grupo Bike Anjo (mediante inscrição);
A “bicifeira”, com barraquinhas e atividades de promoção ao uso da bicicleta;
Ações educativas da NitTrans sobre mobilidade urbana;
Programas voltados à inclusão social e ao uso seguro da orla.
“A cidade precisa ser pensada para as pessoas. Com o Orla Viva, criamos um espaço mais saudável, acessível e democrático para todos os públicos”, destacou Raphael Costa, administrador regional de Icaraí.
Mudanças no trânsito
Para a realização do projeto, haverá interdição temporária da pista sentido São Francisco, entre as ruas Miguel de Frias e Mariz e Barros, das 7h às 18h. A faixa do sentido Centro funcionará normalmente. Agentes da NitTrans e da Guarda Municipal estarão presentes para organizar o tráfego e orientar moradores.
O tráfego vindo do Ingá será desviado pela rua Álvares de Azevedo;
A circulação no sentido São Francisco será retomada a partir da Mariz e Barros;
Estacionamentos serão proibidos em alguns trechos, e semáforos reprogramados para atender à nova dinâmica.
Com a Praia de Icaraí transformada em um grande parque urbano dominical, o Orla Viva promete se consolidar como um marco para a vida urbana, promovendo qualidade de vida, saúde, sustentabilidade e convivência comunitária em Niterói.
