spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #81

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Praia de Itaipuaçu: Entenda os riscos do mar agitado

Mais lidas

Na última semana, o corpo de um homem foi resgatado na praia de Itaipuaçu, em Maricá, pelo Corpo de Bombeiros. Esse não é um caso isolado na cidade, isso porque, a praia possui características naturais que podem tornar o local perigoso, e até fatal, para os banhistas.

Uma das principais razões pelas quais a praia de Itaipuaçu é considerada perigosa é por ser uma praia de tombo, isto é: a profundidade do mar aumenta rapidamente e cria as chamadas correntes de retorno (também chamadas de “rip currents”), que puxam o banhista para o fundo do mar. Essas correntes são invisíveis à primeira vista e podem ser fatais até para nadadores experientes.

Além disso, por ser uma praia oceânica e aberta, a maré costuma ser agitada e imprevisível, aumentando o risco de afogamentos. Para garantir a segurança, é essencial que os banhistas sigam as recomendações de segurança e busquem informações corretas sobre as condições da praia.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) recomenda que os banhistas escolham locais próximos aos postos de guarda-vidas e respeitem as bandeiras de sinalização na orla. Essas bandeiras indicam as condições do mar, classificadas entre baixo, médio e alto risco de afogamento. Nunca entre no mar com bandeira vermelha.

A conscientização e a precaução são as melhores maneiras de aproveitar a praia de forma segura.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img