No sábado (08/07) o coletivo ‘Esporte pela Democracia’ emitiu um comunicado pedindo, ao presidente Lula, a permanência de Ana Moser no Ministério do Esporte. O coletivo é organizado por atletas e ex-atletas e várias hashtags pedindo a permanência da jogadora na pasta foram usadas ao longo do final de semana. O prefeito de Niterói, Axel Grael, usou suas redes sociais para prestar solidariedade para Moser.
A possibilidade de saída de Ana Moser do Ministério do Esporte é o que gera essas ações por parte de amigos e políticos, após desejo do Centrão em liderar o Ministério. Parlamentares do Centrão mostram interesse em cargos altos no Governo Federal.
Axel escreveu: ‘todo meu apoio à ministra do Esporte, Ana Moser. A possibilidade de ver o Ministério do Esporte perder o foco no esporte como ferramenta de inclusão social é inaceitável. Eu conheço a Ana há muito tempo. Ela é uma atleta de alta performance, medalhista olímpica e que tem toda uma trajetória no esporte social’.
Veja o post completo:
Ministério do Turismo
Nessa semana o Ministério do Turismo também terá novo comando. Deve ser anunciado pelo Palácio do Planalto a troca no comando da deputada Daniela Carneiro (União-RJ), que entregou o cargo na semana passada, para o deputado paraense Celso Sabino (União-PA). A demissão dela teria sido após pressão do União Brasil. A dança das cadeiras está gerando indagações sobre o presidente Lula, já que as mudanças estão acontecendo com pouco tempo de governo.
“Conversamos ontem com a Daniela, que reafirmou seu compromisso com o governo Lula, e tratamos da nossa intenção de que ela, ao ir para o Congresso Nacional, tenha o papel de protagonismo”, disse o ministro das Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha.