O prefeito eleito de Niterói, Rodrigo Neves, anunciou esta semana alguns nomes de secretários que irão assumir em sua nova gestão, a partir de janeiro de 2025. Um dos primeiros nomes anunciados, é o de Juliana Benício, que será a futura secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Juliana Benício é professora do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), formada em Engenharia de Produção, com mestrado em Economia e doutorado em Engenharia de Produção.
“Niterói tem potencial extraordinário na área da inovação, da Ciência e da Tecnologia e uma das marcas desse novo governo, desse novo ciclo é fazer a transição da economia para uma economia inovadora e do conhecimento. A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia vai ser muito estratégica em todos esses projetos e tenho confiança de que a Juliana vai liderar essa agenda com muito êxito nos próximos anos”, declarou Neves.
Secretaria Municipal de Fazenda
Na última quarta-feira (18), César Barbiero foi anunciado como futuro secretário municipal de Fazenda.
“Barbiero foi superintendente da Receita no Estado do Rio e Espírito Santo. Fez uma gestão muito eficiente que modernizou a Receita Federal e foi secretário de Fazenda no meu primeiro mandato, quando fizemos um programa de austeridade e de recuperação das contas públicas, além de modernização e reestruturação da Secretaria de Fazenda de Niterói”, disse Rodrigo Neves.
Barbiero é formado em contabilidade e Direito e tem pós-graduação em Gestão Pública e é auditor da Receita Federal.
Nova secretária da Mulher
Neves convidou para a Secretaria da Mulher, Thaiana Ivia. Thaiana é professora com mestrado em Cultura e Território pela UFF e trabalhou no Pacto Niterói contra a Violência e na Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres de Niterói (Codim).
“Niterói é uma cidade que tem que estar na vanguarda das políticas públicas, inclusivas e democráticas. Essa é uma secretaria muito importante porque faz uma agenda transversal com as demais pastas no sentido de fortalecer o protagonismo das mulheres em Niterói e trabalhar na estruturação de uma rede poderosa de prevenção à violência contra a mulher”, disse Rodrigo Neves.
A Secretaria tem um papel de apoiar as mulheres na luta contra a discriminação e pela igualdade. Thaiana já tem essa experiência tanto na Codim quanto no Pacto contra a Violência
Secretaria da Administração Regional do Fonseca, Cubango e Caramujo
Andrigo Carvalho será o futuro secretário do Fonseca, Cubango e Caramujo. Andrigo é vereador por quatro mandatos e foi líder do governo na Câmara de Niterói nos últimos quatro anos.
“Andrigo vai, nesse primeiro ano e meio, coordenar a implantação de projetos estratégicos para essa região da Zona Norte de Niterói: o Terminal de Integração do Caramujo, que está em construção, o centro de exames e especialidades de Saúde do Fonseca, que também será implantado no primeiro ano; o complexo esportivo e de lazer do Fonseca, que vamos construir no Marajoara; e a obra de modernização da Alameda. Faremos uma grande transformação no Fonseca e na Região Norte e nada melhor do que ter um líder político nascido e criado no Fonseca e que foi o vereador mais votado daquela região conduzindo a administração daquela área”, disse o prefeito eleito.
Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói
O vereador Leandro Portugal será secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade.
“Com muito ânimo anuncio o jovem vereador Leandro Portugal como o novo Secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói. Niteroiense apaixonado pela cidade, advogado formado pela PUC, Leandro foi presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores de Niterói na última Legislatura. Niterói tem 56% de seu território protegido por legislação ambiental e Leandro, um dos novos líderes de Niterói, contribuiu como legislador para essa conquista, que faz de nossa cidade uma referência na área ambiental. Tenho a convicção de que Niterói vai avançar muito com o trabalho que o Leandro vai liderar nos próximos anos”, afirmou o prefeito eleito Rodrigo Neves.
Formado em Direito pela PUC-RJ, Leandro Portugal foi reeleito para seu terceiro mandato de vereador em Niterói, pautando seu trabalho na luta por diversos segmentos, como: defesa animal, agroecologia, meio ambiente, geração de empregos, saúde, sustentabilidade, entre outros.