A Prefeitura de Itaboraí disponibilizou a retirada do carnê do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2023. O acesso pode ser feito pelo site desenvolvido para os contribuintes do município.
Lá, o contribuinte terá acesso às guias de pagamento sem precisar sair de casa, com a praticidade de solicitar pela internet. Os carnês também serão entregues fisicamente por servidores identificados, com colete e crachás.
Presencialmente, as guias para pagamento em cota única podem ser retiradas a partir do dia 1º de fevereiro. Já para parcelamento, a partir do dia 10 de março. De forma on-line, o contribuinte pode retirar no site da Prefeitura de Itaboraí ou diretamente no Portal do Contribuinte da Secretaria Municipal de Fazenda e Tecnologia (SEMFAT).
Segundo o secretário municipal de Fazenda e Tecnologia, Roberto Santiago, o IPTU é uma das mais importantes fontes de renda para o município, e a arrecadação é aplicada em diversos setores do município, como Obras, Saúde, Educação e outros.
“O IPTU é um imposto que volta para a cidade, com melhorias para todos os contribuintes. Então, quanto maior a arrecadação, mais a Prefeitura poderá investir nas políticas públicas municipais e continuar a transformação por toda a cidade”, disse o secretário.
Para pagamento em cota única até o dia 10 de fevereiro, o contribuinte terá 10% de desconto. Quem optar por pagar até o dia 10 de março em cota única, o desconto será de 5%. Os contribuintes também podem optar pelo pagamento parcelado em 10 cotas mensais e sucessivas, com vencimento no dia 15 de cada mês, sendo a primeira parcela em março e a última em dezembro.
A SEMFAT destaca que não houve aumento de IPTU em relação ao UFITA, apenas foi atualizado pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E), em 7,96%.
Para retirar o IPTU em cota única, basta acessar o portal do contribuinte e em seguida clique na aba “IPTU”. Feito isso, insira os dados do imóvel e pronto, a guia do IPTU cota única ou em parcelamento estará disponível para impressão.
*Estagiário sob a supervisão de Raquel Morais