Uma das primeiras imagens que vêm à cabeça quando se pensa em praças públicas são crianças brincando. Porém, segundo um estudo da rede internacional Urban 95, a maioria das praças nas cidades brasileiras não é preparada para receber crianças pequenas, de até três anos, que têm em média 95 centímetros de altura: os brinquedos são mais altos, maiores e pouco seguros para os pequenos. Pensando nisso, a Prefeitura de Niterói está padronizando as praças da cidade em parceria com a Urban95.
A primeira comunidade a receber as melhorias foi a de São José, no Fonseca, Zona Norte, com duas intervenções com a aplicação do conceito da Urban 95 na Praça Max Wolf. Foram feitas pinturas em escadarias e espaços remanescentes do reassentamento na comunidade.
A secretaria de Obras também está estudando a adaptação de três praças já existentes, localizadas em Icaraí, Jurujuba e Engenhoca: Praça Getúlio Vargas, Praça da Asa Delta e Praça José Vicente Sobrinho, respectivamente.
A Urban 95 é uma iniciativa internacional da Fundação Bernard van Leer que visa incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços destinados a eles.