A Prefeitura de Niterói, por meio da Neltur, apoia a campanha “O Samba Está no Sangue”, uma iniciativa inédita que une a força cultural do samba à causa da doação voluntária de sangue. O evento acontece nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, das 10h às 15h, no Caminho Niemeyer, com coleta realizada pela unidade móvel do HemoRio, em parceria com o HemoNit.
Com o lema “Doar é um ato de amor que corre nas veias”, a ação é organizada pela AOliveira Produções e tem o apoio da Prefeitura de Niterói. O objetivo é transformar a capacidade de mobilização social das escolas de samba, blocos e clubes sociais da cidade em um gesto concreto de solidariedade, fortalecendo os bancos de sangue e incentivando a doação regular.
De acordo com o HemoRio, uma única bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas, e o hemocentro realiza cerca de 300 coletas por dia.
O presidente da Neltur, André Bento, destacou a importância social da campanha:
“A Neltur sempre incentivará ações sociais em prol de causas nobres como esta. O Carnaval, além de ser a maior festa popular da cidade e um importante atrativo turístico, também pode — e deve — ser um espaço para gestos de solidariedade. Convidamos não apenas os sambistas, mas todos os cidadãos aptos a doar sangue a participarem dessa campanha tão necessária.”
O secretário de Governo e presidente da Comissão de Carnaval de Niterói, Paulo Bagueira, reforçou o papel do samba como símbolo de cidadania:
“O Carnaval de Niterói é uma das expressões mais fortes da nossa cultura popular. Vê-lo engajado em uma causa tão nobre quanto a doação de sangue mostra a grandeza do nosso samba e dos nossos sambistas.”
Durante os dois dias de evento, o HemoNit também manterá um estande de conscientização com orientações sobre doação, distribuição de materiais informativos, cadastro de futuros doadores e atividades educativas.

Como participar
Os interessados devem preencher o formulário de avaliação prévia disponível nas redes sociais das agremiações participantes ou diretamente pelo link:
Formulário de inscrição
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos (a primeira doação deve ser feita antes dos 60), que pesem no mínimo 50 kg e estejam em boas condições de saúde. É necessário apresentar documento de identidade com foto.
A doação não deve ser feita em jejum — recomenda-se uma refeição leve, sem gordura, nas três horas anteriores. Jovens de 16 e 17 anos precisam de autorização dos pais ou responsável legal.
Serviço
Campanha: O Samba Está no Sangue
Datas: 31 de outubro e 1º de novembro (sexta e sábado)
Horário: Das 10h às 15h
Local: Caminho Niemeyer – R. Jorn. Rogério Coelho Neto, s/n – Centro, Niterói
Formulário de inscrição: Clique aqui




















