Parece notícia velha, mas após constantes episódios de falta de energia na cidade de Niterói, a Prefeitura entrou com mais uma ação contra a Enel na tarde de terça-feira (30/01). O pedido da administração municipal é de uma eficiência no atendimento com um serviço ágil, com mais equipes nas ruas e um plano de contingência para emergências.
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Segundo nota da Prefeitura, na ação foi pedida maior fiscalização à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). ‘A situação é inaceitável, com vários bairros e comunidades ficando dias sem energia após as fortes chuvas. Essa não é a primeira vez que a Prefeitura de Niterói aciona a Enel na Justiça. Em novembro, já havia cobrado soluções emergenciais após as chuvas’.
A gerente da loja Ney Acessórios, no Centro de Niterói, disse que constantemente a rua do estabelecimento, Almirante Tefé, fica sem energia. “O Centro sofre com as quedas de luz mas na rua da loja acontece bastante. O reestabelecimento acontece em algumas horas e isso impacta muito nas vendas”, explicou Jaqueline Viana.
A falta de energia impacta nas vendas de várias formas, desde máquina de cartão de crédito que não funciona por causa da internet, até a emissão de nota fiscal que fica prejudicada. “Os clientes não gostam de ser atendidos no escuro. Alguns topam e não ligam, mas outros não. Eu uso a lanterna do celular para iluminar as prateleiras e isso é muito chato para nosso cliente”, completou Jaqueline.
BARES E RESTAURANTES
Na semana passada a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Leste Fluminense RJ, que representa os comerciantes desse segmento na Região Metropolitana e Região dos Lagos, entrou com uma ação coletiva de indenização contra a Enel.
A ação acontece pelas falhas no fornecimento de energia ao longo dos últimos meses. De acordo com o corpo jurídico da associação são imensuráveis os prejuízos causados a diversos associados pela ausência de energia por prazo que ultrapassou o razoável.
O QUE DIZ A ENEL?
A Enel Distribuição Rio informou que não foi notificada das referidas ações. A empresa reforça que mantém uma relação de transparência com seus clientes e com todos os seus públicos e está fortemente comprometida em oferecer um serviço cada vez melhor à população.