spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #72

spot_img
spot_imgspot_img

Niterói realiza ação para abordagem de população em situação de rua

spot_imgspot_img

Mais lidas

A Prefeitura de Niterói realizou, na manhã da segunda-feira (06), uma ação especial para oferecer acolhimento e cadastro nos serviços socioassistenciais para pessoas que estão em situação de rua na orla do Centro, em especial no entorno da Praça Juscelino Kubistchek.

As pessoas foram abordadas pelas equipes e encaminhadas ao Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop).

O secretário Executivo, Rodrigo Neves, ressaltou que é importante essa integração das equipes para intensificar os programas e ações voltados para a população em situação de rua.

Foto de Prefeitura de Niterói

“Diante da crise mais geral do país nos últimos anos com aumento da pobreza, é fundamental integrar as diversas secretarias e intensificar os programas e ações de acolhimento e perspectiva de vida da população em situação de rua”, destacou Rodrigo Neves.

A  ação é contínua e acontece no dia-a-dia dos agentes da SMASES, compostas por assistentes sociais e técnicos. As equipes especializadas podem ser acionadas pelos números (21) 97197 – 9366 (diurno) ou (21) 97287-3643 (noturno).

Foto de Prefeitura de Niterói

Os técnicos da abordagem social fazem o cadastro para os benefícios socioassistenciais, verificam a necessidade de segunda via de documentação e também encaminham as pessoas para os centros de acolhimento municipais. Em 2022, mais de 5.400 atendimentos foram realizados pelas equipes de abordagem especializada. É importante reforçar que a mesma pessoa pode ser abordada por diversas vezes pelos técnicos.

As equipes de abordagem social especializada trabalham na sensibilização e convencimento da população em situação de vulnerabilidade social, já que a legislação brasileira não permite o acolhimento compulsório. É fundamental que a pessoa aceite ir para um dos equipamentos oferecidos pelo governo municipal.

Foto de Prefeitura de Niterói

Em operação integrada coordenada pela Secretaria Executiva, as equipes das Secretarias de Assistência Social e Economia Solidária (SMASES), Ordem Pública (Seop), Conservação e Serviços (Seconser), Saúde (SMS) e da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), ofereceram aos cidadãos acesso aos seus direitos, além de realizarem a limpeza e conservação dos espaços públicos.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img