A Prefeitura de Maricá, o Instituto Municipal de Informação e Pesquisa Darcy Ribeiro (IDR) e o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) assinaram, na manhã desta quinta-feira (07), um memorando de entendimento com a intenção de aprofundar a referida cooperação de cunho técnico em prol de ações relacionadas ao desenvolvimento urbano sustentável.
Para o presidente do IDR, Alan Novais, a assinatura do memorando é um fato histórico. “O memorando de entendimento será um marco de cooperação entre a nossa cidade e a ONU-Habitat em prol da redução da pobreza e vulnerabilidade social”, comentou.
Alan comentou também qual deve ser a primeira ação. “Identificaremos a população que se encontra abaixo da linha da pobreza e inseri-la no aparato social que a prefeitura já tem”, disse.
O presidente da Câmara de Vereadores, Aldair de Linda, que também participou da assinatura, acredita que, com o memorando, o Poder Executivo identifique as necessidades e crie maneiras de sanar esses problemas. “É de importante relevância criar os estudos e identificar as necessidades que o povo tem, a Prefeitura pode resolver esses problemas. Estou orgulhoso de ver nosso município caminhando rumo ao desenvolvimento”, explicitou Aldair.
O acordo prevê, como resultados principais, o aprimoramento de políticas públicas e ferramentas de gestão de informação territorial por meio de parcerias e desenvolvimento de capacidades; o subsidiamento do desenvolvimento e monitoramento das políticas públicas e o fortalecimento institucional por meio de intercâmbios e projetos de cooperação técnica e, por fim, a concepção de projetos para atuação conjunta visando a redução da pobreza e vulnerabilidade.
Dentre as áreas de colaboração das partes estão divulgar, conscientizar e implementar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e da Nova Agenda Urbana; aumentar e aprimorar a visibilidade institucional da Prefeitura de Maricá e da ONU-Habitat no Brasil e no mundo; sugerir, promover e apoiar a definição de projetos e ferramentas que possam ser conduzidos pela Prefeitura de Maricá e pelo IDR em parceria com a ONU-Habitat e realizar intercâmbio de experiências de intervenções urbanas de sucesso.
Todas as partes deverão, dentre outras responsabilidades, designar equipes para implementação das ações do memorando e fornecer assistência técnica que contribua para o fortalecimento da colaboração e seus futuros eventos e projetos, sujeito à disponibilidade de recursos.
Assinaram o documento o Diretor Regional da ONU-Habitat Elkin Valásquez Monsalve, o Prefeito Fabiano Horta, o presidente do IDR Alan Novais, o presidente da Câmara Aldair de Linda, o presidente da Codemar José Orlando Dias e os oficiais da ONU-Habitat Alain Grimard e Rayne Ferreti Moraes.