O programa Prefeitura Móvel de Niterói realizou, em seu terceiro dia de atendimento, no Horto do Fonseca, Zona Norte, quase 122 atendimentos. No local, a população é atendida sobre questões de dúvidas ou demandas relacionadas às mais diversas secretarias. É possível, por exemplo, ter acesso aos serviços do Procon-Niterói.
Nos primeiros três dias de atendimento, os 2 advogados que estão trabalhando como plantonistas no Horto, deram suporte a mais de 50 pessoas. A maior parte das reclamações são direcionadas a serviços públicos, tais como Águas de Niterói e Enel, e empresas de telefonia, além de bancos. Os advogados têm orientado ainda dezenas de pessoas que desejam limpar o nome no cadastro do Serasa.
Roberto Teixeira, secretário de Defesa do Consumidor de Niterói, explica que, com a Prefeitura Móvel, o Procon municipal consegue ampliar seu atendimento. “A ideia é levar a política pública de Defesa do Consumidor especialmente para a periferia da cidade, com olhar para os mais vulneráveis mais necessitados. Evitando que os mesmos tenham que se deslocar para o Centro da cidade, além de podermos fazer campanhas educativas nas escolas municipais da cidade e eventos educativos e de atendimento nos bairros”.
Para agilizar o atendimento no local, oindicado é que o interessado leve os documentos pessoais, tais como: Identidade, CPF e comprovante de residência. Bem como o contrato ou protocolo, ou algum documento que justifique a reclamação. O Procon Niterói intermedia a reclamação junto à empresa através de ligação telefônica ou notificação ao sistema do consumidor, caso a empresa seja cadastrada nesse serviço, ou por e-mail. A empresa então tem 10 dias para responder.
Até sexta-feira (31/03), os serviços da Prefeitura de Niterói estão sendo oferecidos no Horto do Fonseca, das 9h às 17h. O objetivo é aproximar os serviços do executivo da população.
*Estagiário sob a supervisão de Raquel Morais