O Presidente da Câmara de Vereadores de Maricá, Aldair de Linda (PT), anunciou durante a sessão ordinária desta quarta-feira (05) que o governador do Estado Wilson Witzel pediu celeridade no processo de autorização da licença de instalação (LI) para o Porto de Jaconé (Terminais Ponta Negra – TPN).
“Quero agradecer ao governador Wilson Witzel o pedido de celeridade das licenças necessárias para a instalação do Porto de Jaconé”, afirmou Aldair.
Vale lembrar que a licença prévia para a construção do porto foi concedida pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em 2015. A comissão do instituto aprovou a construção por unanimidade, o que deu permissão para a empresa DTA Engenharia dar prosseguimento ao projeto.
Porto – O empreendimento Porto de Jaconé fica a 200 km em linha reta dos poços de petróleo da Bacia de Santos e 35 km do Comperj. O local é privilegiado pelo calado natural, ou seja, profundidade, cerca de 30 metros, que permite a atracação de navios petroleiros. Com a construção do porto, a expectativa é que haja movimentação de 850.000 barris/dia de petróleo.
Empregos – A expectativa de geração de empregos, na fase de construção está prevista a criação de dois mil novos postos deverão ser criados. Já na operação, cinco mil trabalhadores atuarão diretamente no porto. Na cidade, deverão ser gerados mais de 20 mil empregos indiretos.