A primeira criança nascida na rede estadual de saúde no Estado do Rio de Janeiro, em 2025, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, foi a a menina Ana Elisa, nascida no Hospital Estadual da Mãe (HMãe), em Mesquita, Baixada Fluminense. A recém-nascida veio ao mundo de parto cesariana, pesando 3,2 kg e medindo 51 cm. Ana Elisa é a primeira filha de Ana Carolina de Oliveira do Nascimento, de 22 anos, autônoma e moradora do bairro Éden, em São João de Meriti.”É mágico ter minha filha nos braços logo nos primeiros minutos do ano, com saúde perfeita. É um sentimento maravilhoso e uma felicidade enorme”, declarou a jovem mãe, emocionada.O Hospital Estadual da Mãe, conhecido como HMãe, é uma maternidade referência na Região Metropolitana I do estado do Rio de Janeiro. Com foco em atendimentos de baixa e média complexidade, a unidade se destaca pela abordagem humanizada no cuidado às mães e aos recém-nascidos.
Nova geração Beta
O ano de 2025 vai marcar o nascimento de uma nova geração na humanidade, batizada como Beta por pesquisadores da área. As crianças nascidas a partir do dia 1º de janeiro devem conhecer o mundo com uma perspectiva mais tecnológica que seus antecessores e serão os primeiros a conduzir a humanidade até a chegada do século 22. A geração Beta vai se estender de 2025 a 2039, e vai suceder a geração Alfa, dos nascidos entre 2010 e 2024, e a geração Z, que nasceu entre 1996 e 2009.
Os ‘betas’ ainda devem sentir os efeitos das mudanças culturais geradas pela pandemia da covid-19, mas de maneira indireta, afirmou o demógrafo e futurologista Mark McCrindle em um artigo recente publicado pelo instituto de pesquisa McCrindle, referência no estudo das gerações. Ainda mais mergulhados nas novas tecnologias, com o avanço de ferramentas como a inteligência artificial, a geração Beta pode ter maior compreensão dos riscos de viver sempre conectado, mas isso vai depender da educação dada por seus pais, membros das gerações Z e Millennial (nascidos entre 1980 e 1995). Eles também vão viver em um mundo sob impactos ainda mais diretos das mudanças climáticas e onde a sustentabilidade vai se tornar obrigação.