Dados divulgados nesta sexta-feira (08) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referente a pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional mostram que a produção industrial do Estado do Rio cresceu 6,8% em junho, em comparação com o mesmo mês no ano passado, e 0,4% na passagem de maio para junho deste ano.
Os dois resultados ficaram acima da média nacional, que foi de -1,3% e 0,1%, respectivamente.
“O crescimento consistente da nossa produção industrial, acima da média nacional, é resultado de um ambiente de negócios cada vez mais atrativo, construído a partir de políticas públicas voltadas à modernização da infraestrutura, ao estímulo à inovação e à valorização da mão de obra qualificada. Nossa gestão tem o compromisso de incentivar a competitividade da indústria, diversificar a base produtiva e fortalecer os setores que impulsionam o desenvolvimento e a geração de oportunidades para a população fluminense”, afirmou o governador Cláudio Castro.
A pesquisa do IBGE constatou ainda que a produção industrial do Rio de Janeiro acumula, no ano, uma alta de 2,5%. A secretária interina de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Fernanda Curdi, ressalta que a indústria fluminense segue em ritmo de crescimento.
“Enquanto a maioria dos estados pesquisados pelo IBGE apresenta retração na atividade industrial – na comparação com junho de 2024, o setor industrial recuou 1,3%, com taxas negativas em sete das 18 unidades da federação pesquisadas – o Rio de Janeiro mantém trajetória de crescimento e apresenta resultados mais robustos do que a média nacional, reforçando sua força produtiva e capacidade de atrair investimentos”, destacou Fernanda Curdi.