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Professor acusa loja de Niterói de racismo

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O professor Ubaldino Ramos Pereira, de 72 anos, morador de Niterói e que leciona em escola pública do estado em São Gonçalo, foi no último dia 3 fazer uma compra numa loja da C&A do Centro de Niterói. Só não esperava ser perseguido insistentemente por um segurança do estabelecimento, como se fosse um criminoso. Para ele, foi um ato de racismo.

“Eu tinha ido à loja no último dia 1º de novembro. Vi uma jaqueta que tinha gostado muito e voltei na sexta-feira, depois do feriado. Eu vi duas jaquetas e fui ao provador experimentar. Ao sair, percebi um segurança olhando insistentemente só para mim e não para os lados, como costuma acontecer em situações normais. Aí, ele começou a me seguir pela loja. Então, eu passei a andar pelo canto. Ele parou e foi falar com outro segurança. Primeiro, eu achei que ele pudesse ser um ex-aluno meu que tinha me reconhecido. Fui falar com ele o porque de me seguir e ele respondeu que apenas fazia o trabalho dele. Eu respondi que aquilo era desrespeito e racismo. Nunca tinha acontecido aquele tipo de coisa comigo ali, onde já fui várias vezes”, relatou.

Ubaldino ligou para a mulher após o fato e esta relatou o ocorrido aos amigos. Entre os quais, assessores da vereadora de Niterói Benny Briolly (PSOL), que registraram queixa na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi). Na próxima semana, vão oficiar a C&A. Na noite desta sexta-feira, 10, fizeram um ato de protesto na Praça Arariboia, no Centro, com dezenas de pessoas.

Ubaldino, no meio, em ato contra o racismo em Niterói

Procurada, a C&A enviou a seguinte nota:

“A C&A tem um compromisso público e atua diariamente para combater a discriminação e o preconceito seja ele racial, homoafetivo, de gênero, etário ou contra qualquer outro grupo. Como sabem que o racismo é uma questão estrutural, a C&A e o Instituto C&A trabalham com organizações sociais para promover ações afirmativas, que colaborem para mudar esse cenário. Como o respeito às pessoas e à diversidade fazem parte dos nossos valores, realizamos frequentemente treinamentos com nossos funcionários para um atendimento adequado a todos os clientes. Em relação ao caso relatado, a companhia apura minuciosamente o ocorrido para o rápido esclarecimento dos fatos e tomará as medidas cabíveis, caso seja necessário.”

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