spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #81

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Profissionais realizam ato para reivindicar melhorias para educação em Maricá

Mais lidas

Reivindicando qualidade de ensino e melhorias, professores e outros profissionais da Rede Municipal de Ensino realizaram, nesta quinta-feira (28), uma manifestação pacífica em frente à prefeitura de Maricá, no centro da cidade.

De acordo com Aline, pedagoga da Rede Municipal e diretora geral do Sindicato dos Profissionais em Educação (Sineduc), a reivindicação é feita para exigir qualidade de ensino para as crianças maricaenses, além de melhorias para os profissionais como aumento dos salários dos funcionários das empresas terceirizadas, que trabalham como merendeiras, auxiliares e inspetores.

“O que a gente observa na Rede Municipal de Ensino é que Maricá absorveu uma demanda muito grande, por conta da pandemia, e não foi feito nenhum planejamento para que a cidade absorvesse a demanda que as crianças mereçam”, declara Aline.

De acordo com o professor da Rede Municipal, Rafael Viana as empresas terceirizadas estão atrasando o pagamento e existe uma ausência de mediador escolar (profissional responsável por acompanhar os alunos especiais), além de carência de profissionais gerais e superlotação dentro das salas de aula.

A Prefeitura de Maricá foi procurada pelo Errejota Notícias e emitiu a seguinte nota:

”A Prefeitura de Maricá esclarece que o número de alunos matriculados na rede municipal de ensino cresceu 35% nos últimos cinco anos, subindo de 18.191 em 2017 para 28.025 em 2022.  Para atender a crescente demanda, a Prefeitura vem investindo na modernização das escolas, com reformas estruturais, como a ampliação de salas de aula e a aquisição de equipamentos de informática, oferecendo mais tecnologia para alunos e professores. O corpo docente também foi valorizado e recebeu aumento salarial este ano, chegando ao patamar de 34% acima do piso nacional do magistério. A Secretaria de Educação receberá na próxima segunda-feira (02/05) 28 novos professores aprovados em concurso público, além de 40 agentes administrativos que chegam no dia 11 de maio, também aprovados por concurso. Além disso, a Secretaria está com processo em andamento para a contratação de mais mediadores pedagógicos para auxiliar os alunos. Vale ressaltar que a Prefeitura de Maricá  apoia a livre a manifestação pública e recebeu representantes do sindicato nesta quinta-feira (28/04) para acolher todas as reinvindicações da classe.”

*Por Bruna Torrão, estagiária sob supervisão de Lucas Nunes

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img