Quatro meses após ser lançado pela Prefeitura de Duque de Caxias, o Programa Remédio em Casa já mostra resultados significativos. Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, a iniciativa facilita o acesso gratuito a medicamentos, insumos, fraldas e suplementos nutricionais, principalmente para pacientes com comorbidades e moradores de áreas mais distantes.
O programa garante a entrega domiciliar mensal dos itens, evitando que os pacientes precisem se deslocar até a sede da Farmácia Central. A logística é planejada para que não haja interrupção nos tratamentos.
“Vai além da entrega: é sobre inclusão e dignidade”, explica Juliana Kobi, responsável pela logística do projeto. Em apenas quatro meses, já foram entregues mais de 6 mil medicamentos, 17 mil pacotes de fraldas geriátricas e 11 mil insumos para 115 pacientes cadastrados.
Um dos beneficiados é Marcelo Bastos, cadeirante e morador de Jardim Primavera. “Agora recebo tudo em casa: remédios, fraldas, curativos. Isso mudou a minha vida e a da minha família”, relata.
Com a mudança da Farmácia Central para um novo galpão no Parque Duque, a capacidade de armazenamento aumentou, o que tem garantido mais agilidade no abastecimento da rede municipal. O espaço atua como central de distribuição tanto para as unidades de saúde quanto para o programa Remédio em Casa.
A superintendente da Farmácia Central, Marcelle Gonçalves, ressalta: “Com mais estrutura e organização, conseguimos atender com mais eficiência toda a cidade”.
