spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #72

spot_img
spot_imgspot_img

Projeto contra desperdício de alimentos começa a ser implantado nas escolas de Maricá

spot_imgspot_img

Mais lidas

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, inicia projeto ‘Aproveita + Maricá’ nas escolas do município.

A finalidade deste projeto é o aproveitamento integral dos alimentos e redução de desperdício, seguindo orientações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Nesta quarta-feira (3), o projeto foi apresentado a funcionários do Centro Educacional Joana Benedicta Rangel, no Centro de Maricá.

O projeto começou a ser aplicado em quatro escolas nos bairros Inoã, Caxito, Ponta Negra e Centro.

Os alimentos são avaliados, por meio do aplicativo Sigelu, desde o cardápio, quantidade de refeições servidas, peso das refeições, dos utensílios usados até as sobras de comidas (da panela e descartadas) e sacolas.

São responsáveis pelo preenchimento do questionário os nutricionistas, estes questionários são encaminhados para uma base de dados onde é feito o diagnóstico, as capacitações dialogadas e coleta dos resultados para planejamento de estratégias de expansão.

“Vimos a importância de trabalhar a educação nutricional no município. Esse ano, o tema da semana da alimentação é o ‘Aproveita + Maricá’, que iremos trabalhar com alunos a importância do alimento, desde a produção até o consumo. Nosso alvo é evitar o desperdício, servindo a mais do que consome. Vamos trabalhar esse tema com os professores e pais evitando o desperdício também em suas casas”, disse a nutricionista Lourice Soares Bittencourt

Sacolas biodegradáveis também serão utilizadas reduzindo o impacto ao meio ambiente. 

“O trabalho que fazemos com a alimentação escolar é muito importante e acontece desde 2019. Cada escola recebeu um tablet para a diretora fazer o pedido da merenda e com os valores nutricionais de cada cardápio elaborado. De lá para cá, tivemos a interrupção por conta da pandemia, e voltamos agora com o projeto ‘Aproveita + Maricá’ para avaliar o desperdício.  Estamos fazendo uma adequação no cardápio de alimentos com alto valor nutricional. Sabendo o que eles gostam, podemos fazer uma refeição equilibrada, nutricional e vamos economizar. Não vamos desperdiçar, alimentando muito mais e com mais variedades no cardápio. É uma forma sustentável de ensinar a não desperdiçar”, finalizou a nutricionista.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img