Na próxima quarta-feira (20/09) os estudantes e professores do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (UFF), vão por em prática o projeto “Boa noite, bom dia, Huap”. O grupo atua nas enfermarias do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) e leva carinho e esperança por meio da música, da arte e do acolhimento aos acamados.
O projeto é um programa de extensão da Universidade, que conta com um bolsista e mais de 30 alunos voluntários. Vai completar 15 anos de existência e foi idealizado por um aluno de Medicina da UFF que estava desestimulado e pensava em largar o curso.
“Ele estava nos primeiros semestres e achava que não tinha entendido o que era ser médico. Vindo de uma família de músicos, ele fez o projeto com a ideia de se aproximar dos pacientes”, conta a professora Célia Sequeiros, do Departamento de Saúde e Sociedade do Instituto de Saúde Coletiva da UFF (ICS/UFF), que coordena o projeto junto com a docente do ICS/UFF, Lenita Lorena.
A atividade principal do projeto é realizar visitas nas enfermarias nas noites de quarta-feira, indo, a cada semana, em uma enfermaria diferente, incluindo Centro de Terapia Intensiva (CTI) e emergência.