Nesta quinta-feira (17/11), acontece a Feira das Profissõesque busca capacitar e conscientizar a população em diversas questões do ambiente e mercado de trabalho.
Encerrando o primeiro dia com as diversas palestras, o administrador e palestrante Pedro Henrique Gomes promoveu um debate e apresentou questões sobre racismo no ambiente de trabalho e durante as contratações.
Pedro informou também que existe uma diferença salarial de 40% dos salários de negros e pardos para pessoas brancas, segundo dados do IBGE em 2020.
Em entrevista ao ERREJOTA NOTÍCIAS, ele contou sobre o papel da educação no combate do racismo: “Na minha opinião, a educação é fundamental para compreendermos que não existe qualquer diferença entre as pessoas, somos todos seres humanos”, conta o palestrante.
“Um professor, colega meu, uma vez se sentou para dar aula e os alunos pediram selvagemente para que ele se retirasse, que eles não aceitavam ter aula de alguém negro”, conta o especialista, reforçando como a educação de casa, é um diferencial para quebrar a corrente do racismo.
Mês da Consciência em Maricá
Para comemorar o mês da Consciência Negra, a Prefeitura de Maricá promove, a partir do dia 14/11, uma série de atividades, entre rodas de conversa, palestras, feijoada, feiras e músicas afro nos bairros do Centro, Parque Nanci, Itaipuaçu e Inoã. As ações foram programadas pela Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher e pela Coordenadoria de Assuntos Religiosos e reunirá ações que simbolizam a luta por igualdade, o reconhecimento de direitos e a resistência dessa população. Os eventos acontecem até o dia 20/11, data que marca o Dia da Consciência Negra.
Você confere mais clicando aqui