spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #75

spot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Qual vai ser o tema da redação do Enem 2023?

spot_imgspot_img

Mais lidas

A pergunta que dá título à essa reportagem vale um milhão de dólares para todos os estudantes que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio esse ano. E, infelizmente, essa reportagem não vai divulgar qual vai ser o tema desse ano – até porque esse repórter que vos escreve não tem essa informação privilegiada. Mas, para compensar, nós trazemos dicas com um professor que já participou da banca de correção das provas e já teve alunos alcançando a tão sonhada nota 1.000.

O professor de Redação Luciano Maia comparou a redação do Enem à um plano de ação; a partir da problemática proposta no tema, o aluno deverá fazer uma dissertação argumentativa reconhecendo o cerne da questão e propondo uma solução para esse ponto. E, para isso, o texto precisa ter um tripé de sustentação.

“A ideia de texto que o Enem sugere para os alunos é uma prática que, além de trabalhar com o conceito do argumento, é preciso trabalhar em três linhas muito bem definidas: elaboração de um bom projeto de texto (daí a importância de o aluno organizar os pontos de um plano de ação do que ele quer falar); saber desenvolver (o maior ponto de dificuldade dos alunos porque o argumento exige embasamento e comprovação da linha de raciocínio); e uma solução executável e racional (tema do Enem geralmente é um problema)”, pontuou o professor.

O tema pode sair de algumas vertentes temáticas: Saúde e bem-estar, meio ambiente, pluralidade cultural, ética e cidadania, cultura digital, dentre outros. Temas factuais mais recentes, como a guerra no Oriente Médio entre Hamas e Israel, não deve ser abordado já que a prova costuma ser desenvolvida no primeiro semestre do ano.

“Levando as discussões que acontecem, eu apostaria em um tema que pode levar para o lado da Ética e Cidadania, que é recorrente, mas tendo um olhar mais atento para três questões: meio ambiente, principalmente as questões que estão ao entorno do tema (aquecimento global e impactos na saúde e bem estar), uma abordagem sobre a cultura digital (uso excessivo de telas, impacto do ChatGPT, também relacionado à saúde e bem estar), e pensar também em nichos sociais mais discriminados e esquecidos, com uma abordagem mais coletiva”, acredita o professor.

Vale lembrar que o Enem 2023 será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro. O Cartão de Confirmação já está disponível para consulta. A redação será aplicada já no primeiro dia de provas, junto com as questões de linguagens (Português e Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol) e Ciências Humanas (História e Geografia, em suma).

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img