Em execução desde o dia 1º de junho, o novo protocolo de testagem em massa aplicado nas tendas de triagem para o Covid-19 em Maricá, já realizou 469 testes. Dois tipos de exames estão sendo realizados: do tipo “rápido”, em que é identificado se a pessoa possui anticorpos contra o vírus (ou seja, se está ou já teve a doença) e fica pronto em 10 minutos, ou do tipo “swab” (teste do cotonete), que identifica se a pessoa está portando o vírus, mas leva em média 72 horas para o resultado.
De acordo com a secretária de Saúde de Maricá, Simone Costa, essa nova dinâmica irá permitir elaborar e atualizar permanentemente um mapa da condição virológica na cidade.
“A aplicação dos testes irá mostrar a real situação do município. Nossos casos irão aumentar consideravelmente, pois serão mais testes realizados. Com isso teremos resultados mais cedo e poderemos tratar os doentes mais precocemente, diminuindo a chance de uma evolução para um quadro mais grave”, disse.
Segundo os dados da secretaria de Saúde, no polo de triagem do Centro foram 230 testes – 157 rápidos e 73 Swab. Em Itaipuaçu foram 195 testes – 151 rápidos e 44 Swab. Já em Ponta Negra foram aplicados 44 testes – 28 rápidos e 16 Swab.