spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Quem teve Covid-19 pode tomar apenas uma dose da vacina? Saiba mais

spot_imgspot_img

Mais lidas

Que todos estão ansiosos pela volta à normalidade não é segredo para ninguém. É por isso que começam, nas redes sociais, questionamentos a fim de acelerar o processo de vacinação. Uma dessas dúvidas é se quem teve Covid-19 pode tomar apenas uma dose das vacinas atualmente no mercado ou se precisam tomar as duas aplicações.

A resposta é não. Mesmo que a pessoa já tenha anticorpos contra o Coronavírus, a vacinação é necessária. “As vacinas produzem uma imunidade melhor do que a proteção natural conferida pela doença. Mesmo que você já tenha tido Covid-19 deverá fazer o esquema completo da vacina para garantir a resposta imunológica adequada”, explicou o gerente de Imunizações da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Valter Almeida.

“As vacinas disponíveis no país são seguras e desenvolvidas através de tecnologias (vírus inativado ou vetor viral) que não causam, sob hipótese alguma, a doença”, concluiu Valter.

Vale lembrar que foram autorizadas, até o momento, para uso emergencial, as vacinas CoronaVac, do Instituto Butantan / Sinovac Biotech, e a produzida pela Oxford / AstraZeneca / Fiocruz. Essas já estão sendo aplicadas em todo o país.

Já a vacina produzida pela Pfizer / BioNTech, que tem como tecnologia a reconstrução de cópia do vírus em RNA, conseguiu o registro definitivo. Ela também está sendo aplicada em território nacional, mas em menor escala. Já as vacinas Sputnik V e Covaxin tiveram aplicação autorizada, mas com restrições, na última sexta.

LEIA MAIS: Anvisa autoriza importação da vacina Sputnik V desejada por Maricá e Niterói

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img