O sistema eletrônico de reconhecimento facial da Prefeitura de Maricá, operado pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), foi decisivo na prisão de dois foragidos da Justiça na segunda-feira (07). As detenções ocorreram com apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar.
No primeiro caso, pela manhã, o sistema emitiu um alerta sobre um homem com dois mandados de prisão em aberto – por inadimplemento de pensão alimentícia e feminicídio – nas proximidades do Terminal de Integração Rodoviária José Ferreira da Silva, em Itaipuaçu. Guardas Municipais realizaram a abordagem e confirmaram os registros.
Horas depois, no Centro de Maricá, agentes da 6ª Companhia do 12º BPM, também acionados pelo Ciosp, prenderam um homem com mandado de prisão por roubo. Ele foi localizado na Rua Ribeiro de Almeida, uma das principais vias comerciais da cidade.
Ambos foram conduzidos inicialmente à 82ª DP (Maricá) e, em seguida, encaminhados à Central de Flagrantes da 76ª DP (Niterói), onde permaneceram à disposição da Justiça.
O Ciosp já é responsável por mais de 350 encaminhamentos à polícia em 2025, resultado do uso de mais de 770 câmeras de reconhecimento facial e leitura de placas (OCR), distribuídas pelos quatro distritos da cidade. A expectativa é que esse número chegue a 7 mil equipamentos, consolidando Maricá como referência nacional em tecnologia aplicada à segurança pública.
