spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #75

spot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Recorde: Ventos que atingiram Niterói foram de 137 quilômetros por hora

spot_imgspot_img

Mais lidas

A ventania que atingiu Niterói na noite de sábado, 18, chegou à velocidade de 137 quilômetros por hora, a maior da história do município. O registro recorde foi feito pela Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia, que informa que a cidade continua em estágio de atenção desde às 20h15 de ontem. A prefeitura mobilizou cerca de 300 funcionários de vários órgãos municipais para mitigar os estragos causados pela tempestade e a ventania.

De acordo com a Defesa Civil, ventania tão forte ocorreu somente em outubro. Desde então, a prefeitura está em contato com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para a avaliação e análise conjunta do fenômeno. Até o momento, foram registradas 31 quedas de árvores em diferentes regiões da cidade.

Mais cedo, o prefeito Axel Grael reuniu-se com os seus secretários para fazer um balanço dos estragos do temporal e da ventania.

“Fizemos um balanço e avaliamos os fatos acontecidos nas últimas horas em Niterói. Acabamos de passar por dias de calor muito intenso no Rio de Janeiro e em Niterói. Tudo o que a gente sempre falou sobre a preocupação com as mudanças climáticas não é coisa do futuro. É uma coisa que está acontecendo agora. Niterói foi a primeira cidade a criar uma Secretaria do Clima justamente para antecipar e preparar a cidade para ser cada vez mais resiliente. Tivemos na noite passada uma ventania muito forte e um temporal. Esse temporal ganhou intensidade quando chegou a Niterói. Uma das consequências foi que o palco onde teríamos o show da Marisa Monte acabou caindo. Tivemos árvores que caíram. Tivemos também problemas de queda de energia em diversas partes da cidade. Estamos desde ontem em contato com a Enel e pedimos providências para que a energia seja retomada o mais rapidamente possível”, destacou Grael.

Além da Defesa Civil, estão nas ruas equipes da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) principalmente para cortes de árvores; da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin); além de agentes da Nittrans e da Guarda Municipal.

Árvore tombando na Rua Tapajós, esquina com a Rua Leila Diniz, em São Francisco/Foto: Reprodução Facebook

Vários pontos da cidade estão enfrentando falta de energia. Os túneis, os hospitais Getulinho e Orêncio de Freitas e a Policlínica Sérgio Arouca estão operando com geradores.

O secretário municipal de Defesa Civil e Geotecnia, Walace Medeiros, ressaltou que as equipes operacionais e de monitoramento seguem mobilizadas. “O Centro de Monitoramento e Operação da Defesa Civil permanece no monitoramento das condições meteorológicas, avaliando todas as condições que podem antecipar a ocorrência de um fenômeno extremo como esse deste sábado (18). Vamos continuar monitorando ao longo dos dias porque há previsão de permanência de chuva moderada a forte acompanhada por fortes ventos e raios. É importante frisar que esse registro de vento (137 quilômetros por hora) foi histórico. Foi um núcleo de chuva vindo do Rio de Janeiro com uma densidade que não era tão alta. Quando chegou na Baía de Guanabara, muito próximo de Niterói, esse núcleo ganhou intensidade, ganhou em volume de chuva e ganhou em velocidade de vento. É importante alertar a população para que não tente realizar o corte de árvores. Essa árvore pode estar encostada em algum fio energizado. Estamos com todo o sistema municipal de Defesa Civil mobilizado”, afirmou Walace Medeiros.

A secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayde Monassa, afirmou que as equipes estão trabalhando com foco na liberação das pistas em toda a cidade. “Tombaram 31 árvores com galhos muito grandes. Estamos atuando nestes pontos. A limpeza das vias também está acontecendo junto com a desobstrução de ruas e avenidas. O eixo principal da cidade já está liberado. Nossas equipes viraram a noite trabalhando. Estamos em contato com a Enel porque, em alguns pontos, é necessário que a empresa faça o desligamento da rede para que a gente faça a retirada total das árvores”, explicou Dayse Monassa.

A população pode ligar para 199 ou 2620-0199 em caso de emergências. O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói conta com plantão 24h de monitoramento meteorológico, com envio detalhado de informações sobre a previsão do tempo e de avisos através do aplicativo Alerta DCNIT, SMS (40199) e grupos no WhatsApp.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img