Um projeto ambiental robusto, financiado pela Petrobrás, dentro das exigencias da legislação de exploração de óleo e gás, amplia a ação de ambientalistas na proteção e resgate de espécimes da vida selvagem, numa área do Rio de Janeiro, que vai de Saquarema até Paraty.
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos – PMP-BS é um projeto regional concebido e executado para atender demanda dos processos de licenciamento ambiental da Petrobras na Bacia de Santos, conduzidos pela Coordenação Geral de Licenciamento Ambiental de Empreendimentos Marinhos e Costeiros – CGMAC, da Diretoria de Licenciamento Ambiental – DILIC, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA.
A área de abrangência do projeto engloba os municípios litorâneos dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e do Rio de Janeiro. A extensa área a ser monitorada (mais de 1.500 km de costa) é dividida em PMP-BS Área SC/PR (cuja execução é coordenada pela Univali), PMP-BS Área SP (cuja execução é coordenada pela empresa Mineral) e PMP-BS Área RJ (cuja execução é coordenada pela empresa Econservation).
Conheça abaixo os trechos de monitoramento na área do Rio de janeiro, de sul para norte:
A empresa Econservation Estudos e Projetos Ambientais é a responsável técnica pelo PMP-BS Área RJ, monitorando os Trechos 11 a 15, entre os municípios litorâneos de Paraty a Saquarema, resgatando animais marinhos vivos que estejam debilitados e animais marinhos mortos para a realização de necropsia e coleta de amostras para análises.
Trecho 11: RJ – Paraty – Econservation;
Trecho 12: RJ – Angra dos Reis (incluindo a Ilha Grande) e Mangaratiba (somente Conceição de Jacareí) – Econservation;
Trecho 13: RJ – Rio de Janeiro (a partir de Guaratiba), Magé e São Gonçalo (margeando a Baía de Guanabara) – Econservation;
Trecho 14: RJ – Rio de Janeiro (a partir de Guaratiba), Duque de Caxias, Magé, Guapimirim, Itaboraí e São Gonçalo (margeando a Baía de Guanabara) – Econservation;
Trecho 15: RJ – São Gonçalo (parte), Niterói, Maricá e Saquarema (até a Praia da Vila) – Econservation.
Caso você aviste algum animal marinho encalhado na praia entre em contato pelo 0800 999 5151 (RJ).