Um levantamento realizado através do aplicativo Fogo Cruzado, referente as cidades do Leste Metropolitano, mostrou que no primeiro semestre desse ano, foram registrados 742 disparos de armas de fogo. Deste total, a cidade de São Gonçalo é apontada como a mais violenta da região, com 56,87% dos registros de disparos. O estudo também mostrou que das 18 cidades do Grande Rio, Maricá ocupa a 12ª posição no ranking da violência.
De acordo com dados do aplicativo Fogo Cruzado, quando analisado os casos registrados nos municípios do Grande Rio, o maior número de vítimas por disparos de armas de fogo, somando um total de 258 mortos ficou com a cidade do Rio de Janeiro . Logo após aparece São Gonçalo, com 112, Niterói ocupa a 4ª posição, com 66 e Maricá aparece na 12ª posição com apenas 19.
Já no Leste Metropolitano do Rio de Janeiro, região composta por São Gonçalo, Niterói, Maricá e Itaboraí, 227 pessoas morreram no primeiro semestre deste ano e 210 ficaram feridas. Um comparativo realizado com o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 159 mortos e 85 feridos, mostra um crescimento de 42,76% de mortos e 147,05% de feridos.