Com mais de 13 milhões de habitantes e desafios como mobilidade, moradia e riscos ambientais, a Região Metropolitana do Rio de Janeiro se prepara para a 6ª Conferência Estadual das Cidades, que acontece nos dias 11, 12 e 13 de agosto, na ExpoRio, Cidade Nova – Centro do Rio.
O evento reunirá representantes da sociedade civil, gestores públicos, movimentos sociais e especialistas para debater propostas de cidades mais inclusivas, sustentáveis e democráticas. As inscrições para o público observador estão abertas até 8 de agosto, pelo link: sympla.com.br/event__3052524.
A conferência é parte de um processo nacional de construção de políticas urbanas. Municípios como Rio de Janeiro, Niterói, Duque de Caxias, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Magé e Belford Roxo participaram das etapas municipais com propostas voltadas à moradia digna, mobilidade integrada, combate a desastres, adaptação às mudanças climáticas e fortalecimento da governança metropolitana.
– A conferência é uma oportunidade de garantir que as decisões sobre as cidades reflitam as necessidades reais da população, afirmou o governador Cláudio Castro.
Durante o encontro estadual, serão eleitas as propostas que vão representar o Rio na Conferência Nacional das Cidades e os novos integrantes do Conselho Estadual das Cidades.
– A Região Metropolitana reflete os principais desafios e o potencial do estado. Nossa missão é transformar o debate em ação concreta com a participação da população, destacou o secretário estadual das Cidades, Douglas Ruas.
