Serão retirados 16 radares e outros equipamentos poderão ser desligados, assim que o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) obtiver informações do BPRV sobre novas áreas de risco próximas às rodovias. Com a relação em mãos, o departamento vai desativar, já nos próximos dias, os equipamentos de fiscalização eletrônica, localizados nessas áreas, cumprindo, assim, uma exigência da Lei estadual 7.580/17.
Segundo o comandante do BPRv, coronel Porto, o mapeamento está sendo feito com base nos indicadores criminais de Segurança Pública.
“A retirada desses radares vai ser boa também para o batalhão, pois poderemos deslocar equipes que, hoje, ficam paradas nas proximidades dos equipamentos, para evitar abordagens de criminosos à população. Esses policiais poderão patrulhar outras áreas”.
Após a retirada, segundo o presidente do DER, Uruan Cintra de Andrade, motoristas terão mais tranquilidades para passar pelos locais de risco.
“A medida possibilitará que todos os motoristas circulem pelos trechos próximos às áreas de risco, sem receio de multas, em qualquer horário do dia e da noite. Também sou usuário das nossas estradas e sei o quanto é importante motoristas e pedestres se sentirem seguros nas rodovias. Posso falar apenas em nome desta gestão e afirmar que o DER-RJ vai cumprir a lei. Já nos próximos dias, os equipamentos serão desativados e retirados dos locais próximos a áreas de risco. E vamos esperar um novo mapeamento, a ser enviado pelo BPRV, fechando assim a lista com os trechos mais violentos de todo o estado. Nossa população merece esse cuidado”, afirma Uruan, presidente do DER-RJ.