spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #75

spot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Retrospectiva ErreJota 2022: confira o que aconteceu de mais importante em abril, maio e junho

spot_imgspot_img

Mais lidas

2022 está chegando ao fim. Muitos fatos de grande relevância tomaram a agenda do debate público durante todo o ano.

Para te ajudar a relembrar tudo o que aconteceu, o ErreJota Notícias preparou uma retrospectiva com as principais notícias do Brasil e do mundo. Abaixo você confere um resumo dos principais acontecimentos no segundo trimestre do ano: abril, maio e junho.

ABRIL:

06/04 – O início do mês ficou marcado ficou marcado pela soltura da professora Monique Medeiros do Instituto Penal Santo Expedito. A mulher tinha sido acusada, com o ex-vereador Jairo Souza Santos, de assassinar seu filho Henry Borel, de quatro anos de idade. Contudo, no dia 06/04, Monique recebeu uma tornozeleira eletrônica.

12/04 – Teve início o julgamento de quatro réus que estariam envolvidos no assassinato do pastor Anderson de Carmo, a pedido da sua esposa no momento, a ex-deputada Flordelis.

20/04 – Brasileiros de diferentes partes do país voltaram a comemorar o carnaval, após dois anos por causa de pandemia do Covid-19. No Rio de Janeiro, o Sambódromo recebeu a primeira escola no dia 20, dando início, então, ao carnaval fora de época na cidade.

Porém, na mesma noite em que se comemorava o evento, um trágico acidente aconteceu. Uma menina de 11 anos morreu após ficar prensada entre um carro alegórico e um poste em rua próxima ao Sambódromo.

21/04 – Rainha Elizabeth II celebra o seu aniversário de 96 anos.

MAIO:

01/05 – Tribunal Superior Eleitoral aprovou um plano de ação para ampliar a transparência do processo eleitoral, com dez medidas aplicadas no mês de outubro.

As medidas aprovadas contaram com: ampliação do acesso ao código-fonte dos programas usados nas urnas, aumento do número de fiscalização na cerimônia de preparação das urnas para votação, aperfeiçoamento e ampliação dos testes de auditoria dos equipamentos e o incentivo à conferência adicional do boletim de urna, modalidade que permite imprimir o somatório de votos da urna eletrônica em cada seção eleitoral. 

02/05 – Casos de dengue tiveram um aumento de mais de 100% em relação ao ano de 2021. Posteriormente, no dia 06/05, o Ministério da Saúde informou estar monitorando sete casos suspeitos da doença no Brasil.

10/05 – Tem início as inscrições para o Enem 2022 para estudantes do ensino médio que quisessem prestar vestibular. As inscrições seguiram até o dia 21/05. O prazo para o pagamento das inscrições se encerrou no dia 27/05.

17/05 – Gabriel Monteiro, vereador e youtuber carioca, se tornou réu na Justiça do Rio de Janeiro por filmar relação sexual com uma adolescente de 15 anos. A denúncia foi aceita no dia 02/05, mas o mandado de citação e intimação foi expedido no dia 17/05. A Câmara do Rio ouviu testemunhas sobre o caso, no dia 25/05 onde, uma delas, relatou os casos de assédio.

26/05 – Mundo sofre com uma perda no cenário cinematográfico. O ator Ray Liotta, conhecido por seus personagens em Hannibal e Os Bons Companheiros, faleceu aos 67 anos, enquanto dormia, por conta de um ataque cardíaco.

JUNHO:

04/06 – O mês de junho teve um triste começo para os fãs de rock. Morre Alec John Such, o baixista original da banda ‘Bon Jovi‘, em decorrência de um ataque cardíaco.

06/06 – União das Organizações Indígenas do Vale do Javari (Univaja) divulga o desaparecimento do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, correspondente do jornal The Guardian no Brasil. Os homens estavam desaparecidos há mais de 24 horas, desde o dia 05/06. No entanto, no dia 07/06, um homem, Amarildo da Costa Oliveira, foi preso em flagrante, apontado como suspeito do desaparecimento por diversas pessoas, por ter ameaçado Bruno algumas vezes.

09/06 – Presidente do Brasil Jair Bolsonaro, procurando conter a alta da gasolina, sancionou, com vetos, o projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional, que prevê um teto limitando o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incide sobre combustíveis, energia elétrica, comunicações e transportes coletivos.

23/06 – Menina de 10 anos que foi estuprada e que tentou abortar legalmente no início de maio deste ano consegue, enfim, fazer o procedimento no Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago, de Florianópolis.

Em maio, a menina teve o aborto negado por hospital universitário, conhecido por realizar o procedimento de forma legal. O estabelecimento constatou que o feto tinha 22 semanas e se recusou a fazer o procedimento.

O Ministério Público Federal (MPF), representantes do hospital, vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), comunicaram que adotaram as providências necessárias à interrupção da gestação.

Para conferir os fatos de janeiro, fevereiro e março, clique aqui.

*estagiária sob supervisão de Lucas Nunes

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img