2022 está chegando ao fim. Muitos fatos de grande relevância tomaram a agenda do debate público durante todo o ano.
Para te ajudar a relembrar tudo o que aconteceu, o ErreJota Notícias preparou uma retrospectiva com as principais notícias do Brasil e do mundo. Abaixo você confere um resumo dos principais acontecimentos nos últimos meses do ano: outubro, novembro e dezembro.

Outubro:
02/10 – Acontece o primeiro turno das eleições gerais de 2022. No estado do Rio, Claudio Castro (PL) surpreende e é reeleito no primeiro turno. Romário (PL) também consegue se reeleger Senador. Para o Palácio do Planalto, fica sacramentada a realização do segundo turno entre o ex-presidente Lula (PT) e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL).
Cidades do Leste Metropolitano também mostram peso eleitoral e elegem nomes como Washington Quaquá (PT), Altineu Côrtes (PL) e Dimas Gadelha (PT) para a Câmara Federal e outros nomes como Verônica Lima (PT), Zeidan (PT) e Renato Machado (PT) para a Alerj.
04/10 – Praias vencedoras do selo Bandeira Azul, certificado internacional que garante a sustentabilidade do trecho de praia, é divulgado. Niterói, com a Praia do Sossego, e Saquarema, com a Praia de Itaúna, são contempladas com o selo.
04/10 – Grave acidente faz duas vítimas fatais e deixa outras três gravemente feridas em São José do Imbassaí, em Maricá. Acidente foi causado por uma motorista que fez uma “bandalha” visando acessar o retorno para seguir sentido Niterói.
O acidente causou grande comoção e fez a Prefeitura de Maricá e o Governo do Estado se unirem para garantir a instalação de radares de controle de velocidade e o anúncio de uma passarela no local.
18/10 – Candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL) faz comício em São Gonçalo e reforça importância da cidade no cenário eleitoral. Dois dias depois, foi a vez de Lula (PT) visitar o município. Vale lembrar que SG teve, no pleito de 2022, o terceiro maior colégio eleitoral do estado, atrás apenas da cidade do Rio e de Duque de Caxias.
19/10 – Flamengo faz valer o favoritismo e vence, nos pênaltis, o Corinthians, conquistando o título da Copa do Brasil. 10 dias depois, o Rubro-Negro conquistou, também, a Copa Libertadores da América.
20/10 – Liz Truss surpreende o mundo e renuncia ao cargo de primeira-ministra do Reino Unido. Ela foi a premiê que menos tempo exerceu a função e a última a ser empossada pela Rainha Elizabeth II.
22/10 – A ultradireitista Giorgia Meloni é empossada como primeira-ministra da Itália. Ela é a primeira mulher na história do país a assumir o cargo.
25/10 – O jornalismo chora a morte de Susana Naspolini, repórter da TV Globo, que lutava contra um câncer. A profissional revolucionou a forma de fazer jornalismo comunitário não apenas na emissora e foi exemplo para jornalistas de todo o país.

30/10 – Na eleição mais apertada da história da democracia brasileira, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é eleito, pela terceira vez, presidente do Brasil. Nunca nenhum presidente brasileiro fora conduzido três vezes ao cargo. Jair Bolsonaro (PL) fica marcado como o primeiro chefe do Executivo nacional a não conseguir se reeleger desde a implementação da reeleição.
31/11 – Insta…vel. Instagram volta a apresentar instabilidades, algo que se mostrou frequente desde a compra da rede social pelo Facebook, que ainda administra o WhatsApp.
31/11 – Manifestantes começam a ocupar as estradas do país em protesto à eleição de Lula (PT). Eleitores de Jair Bolsonaro (PL) começam a acampar na frente de quarteis das Forças Armadas pedindo intervenção militar.
Novembro:
02/11 – Palmeiras é campeão brasileiro de futebol e chega ao 11° título de sua história.
03/11 – Campeã olímpica Rebeca Andrade faz história mais uma vez e se torna a primeira brasileira a ser campeã mundial no individual geral de ginástica artística.
06/11 – Morre o ex-ator Guilherme de Pádua, condenado pelo assassinato da também atriz Daniella Perez em 1992. Pádua, que se tornara pastor, teve um infarto fulminante aos 53 anos.

07/11 – Começa o julgamento da ex-deputada Flordelis em Niterói. A pastora é acusada de ser a mandante intelectual do assassinato do então marido, o Pastor Anderson do Carmo. Além da ex-parlamentar, outros réus – a filha biológica Simone dos Santos Rodrigues, os filhos afetivos André Luiz de Oliveira e Marzy Teixeira da Silva e a neta Rayane dos Santos Oliveira – também são levados ao Tribunal do Juri.
07/11 – Após ter a prisão preventiva decretada, o ex-vereador, ex-policial militar e youtuber Gabriel Monteiro se entrega na 77ª DP – Icaraí. Ex-parlamentar é réu em processo em que responde aos crimes de importunação e assédio sexual contra uma ex-assessora, além de ser acusado de ter filmado uma relação sexual com uma adolescente, que na época tinha 15 anos.
09/11 – Morrem a cantora Gal Costa aos 77 anos e o apresentador, ator, cantor, escritor e compositor Rolando Boldrin aos 86 anos.
13/11 – O cantor, compositor e multi-instrumentista Milton Nascimento fez a última apresentação musical de sua bem-sucedida carreira.
13/11 – Flordelis e Simone dos Santos são condenadas pelo assassinato do Pastor Anderson do Carmo, então marido de Flordelis. Rayane dos Santos, neta biológica da ex-deputada, e os filhos adotivos de Flordelis, Marzy Teixeira e André Luiz de Oliveira, foram inocentados.
14/11 – Buscando o hexacampeonato, a Seleção Brasileira de Futebol começa a preparação para Copa do Mundo FIFA Qatar 2022.

14/11 – Navio graneleiro à deriva se choca contra a Ponte Rio-Niterói e interrompe o tráfego de veículos na principal ligação da capital Fluminense com a Região Metropolitana. Uma grande discussão acerca do “cemitério de embarcações” na Baía de Guanabara é iniciado.
15/11 – População mundial atinge 8 bilhões de pessoas.
20/11 – Começa a primeira edição da Copa do Mundo FIFA no Oriente Médio. Equador e Qatar fazem o jogo de abertura, vencido pela seleção sul-americana.
22/11 – Morre o ‘Tremendão’ Erasmo Carlos, aos 81 anos. O músico estava internado no Hospital Barra D’Or, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro
24/11 – Com dois gols de Richarlison, Brasil vence a Sérvia por 2 a 0 em sua estreia na Copa do Mundo FIFA Qatar 2022.
25/11 – Atentado em escolas de Aracruz, no Espírito Santo, deixa três mortos e outros 13 feridos.
28/11 – Apesar da dificuldade encontrada durante toda a partida, a Seleção Brasileira venceu sua segunda partida na Copa do Mundo FIFA Qatar 2022. Dessa vez, o Brasil enfrentou a Suíça e venceu por 1×0, gol de Casemiro.
Dezembro:
02/12 – Com time reserva, Brasil perde a primeira partida na Copa do Mundo FIFA Qatar 2022. Todavia, a derrota não faz diferença, já que seleção já estava classificada para as oitavas de final do torneio.

03/12 – Saquaremense João Chianca, o “Chumbinho”, se classifica pelo segundo ano consecutivo para a elite do surf mundial.
05/12 – Em sua melhor atuação na Copa do Mundo FIFA Qatar 2022, Brasil goleou a Coreia do Sul por 4 a 1 em partida válida pelas oitavas de final do torneio. Vini Jr, Neymar, Richarlison e Lucas Paquetá fizeram os gols do Brasil. Paik descontou.
05/12 – Governo do Estado e CCR Barcas fecham acordo para que concessionária opere o modal por, pelo menos, mais um ano após o término do contrato de concessão, que acontece em fevereiro de 2023.
07/12 – Presidente do Peru Pedro Castillo é preso após tentativa fracassada de “autogolpe”. Dina Boluarte, então vice-presidente, é empossada e se torna a primeira mulher a presidir o país.
09/12 – Contra a então vice-campeã mundial Croácia, Brasil perde nos pênaltis e dá adeus ao sonho do hexacampeonato mundial de futebol.
16/12 – AquaDom, então maior aquário cilíndrico do mundo, arrebenta, fere duas pessoas e mata cerca de 1500 peixes exóticos em Berlim, na Alemanha.

18/12 – Em jogo eletrizante, Argentina bate a França nos pênaltis e se sagra campeã da Copa do Mundo FIFA Qatar 2022. Foi o terceiro título mundial conquistado pelos “Hermanos”.
19/12 – Governador do Rio entre 2007 e 2014 e condenado a mais de 400 anos de prisão em 23 processos por diversos esquemas de corrupção, Sérgio Cabral Filho tem prisão revogada e deixou o Batalhão Especial Prisional (BEP) no Fonseca, em Niterói.
19/12 – Por 6 votos a 5, Supremo Tribunal Federal (STF) declara ser inconstitucional o uso do “orçamento secreto”, como são popularmente conhecidas as emendas do relator do orçamento para distribuir verbas no Congresso sem transparência.
20/12 – Por conta do chamado “Escândalo do CEPERJ”, Ministério Público Eleitoral do Rio de Janeiro pede a cassação dos mandatos de Cláudio Castro (PL), governador reeleito, e Thiago Pampolha (UNIÃO), vice-governador eleito.
21/12 – Morre o ator global Pedro Paulo Rangel, aos 74 anos.
21/12 – É promulgada a chamada “PEC da Transição”, que garantirá fôlego financeiro ao governo eleito em 2023 para a manutenção de programas sociais.
23/12 – Ministério Público do Rio de Janeiro apresenta recurso para aumentar as penas de Flordelis e Simone dos Santos, condenadas pela morte do Pastor Anderson do Carmo, e quer novo julgamento para Rayane dos Santos, neta biológica da ex-deputada, e os filhos adotivos Marzy Teixeira e André Luiz de Oliveira, que foram considerados inocentes.

29/12 – Morre o rei do futebol, Pelé, aos 82 anos. O maior jogador de futebol de todos os tempos morreu em decorrência de um câncer no cólon após passar um mês internado em São Paulo.
31/12 – Aos 95 anos, morre o Papa emérito Bento XVI. Ele havia renunciado ao papado em 2013, 600 anos após o último caso de renúncia ao maior cargo da Igreja Católica.
Para conferir os fatos de janeiro, fevereiro e março, clique aqui.
Já os fatos de abril, maio e junho podem ser acessados clicando aqui.
A retrospectiva do terceiro trimestre do ano – julho, agosto e setembro – pode ser acessada clicando aqui.