Localizada no município de São Gonçalo e responsável pelo abastecimento de dois milhões de pessoas, o Sistema Imunana-Laranjal vai passar por modernização.
Com investimento de R$140 milhões, as obras vão potencializar a eficiência do processo de tratamento e abastecimento nos municípios de Niterói, São Gonçalo, Ilha de Paquetá, no Rio, e os distritos de Inoã e Itaipuaçu, em Maricá.
O primeiro aporte, na ordem de R$14,3 milhões, será direcionado à substituição dos módulos colmeias dos decantadores das estações um e três, parte do complexo de tratamento do Laranjal. As peças são responsáveis pelo aumento da taxa de decantação, melhorando a eficiência do processo de tratamento. A previsão é que a intervenção comece em abril e seja concluída em 10 meses.
As demais ações, que serão feitas até 2025, incluem modernização dos filtros e floculadores, substituição de bombas de água bruta, novos equipamentos, reforma das instalações, além da reformulação do sistema de monitoramento e controle do processo de tratamento.
”As obras visam a garantir maior segurança operacional na produção de água tratada, permitindo maior estabilidade de vazão de água produzida, inclusive em momentos complexos de qualidade da água bruta captada no Canal de Imunana.” explica Elisa Silva, engenheira civil e gerente do Sistema Imunana-Laranjal.