A Comissão de Avaliação da Panam Sports encerrou nesta sexta-feira (03), em Niterói, a série de visitas técnicas às instalações da candidatura conjunta do Rio de Janeiro e Niterói para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031. A inspeção foi acompanhada pelo prefeito Rodrigo Neves, pelo vice-prefeito do Rio, Eduardo Cavaliere, e pelo presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Marco La Porta, além do presidente da Panam Sports, Neven Ilic.
O roteiro em Niterói incluiu o Caminho Niemeyer, que poderá receber modalidades como levantamento de peso, skate, escalada e squash, além da largada da maratona. A comitiva também conheceu a Arena da Concha Acústica, em fase final de construção, indicada para receber esportes como tiro com arco, luta e caratê.
Em coletiva no Museu de Arte Contemporânea (MAC), Rodrigo Neves demonstrou confiança na candidatura, que será decidida em 10 de outubro, em Santiago, no Chile. Segundo o prefeito, o Brasil já conta com grande parte da infraestrutura esportiva pronta e a prioridade será investir em atletas e mobilidade.
“Tivemos três dias de trabalho e estamos muito animados porque o Brasil tem um projeto coletivo dos atletas, do Comitê Olímpico Brasileiro e que conta com forte apoio das prefeituras de Niterói e do Rio de Janeiro, além, evidentemente, do governo do Estado do Rio e do Governo Federal. Temos praticamente toda a infraestrutura esportiva pronta. Por isso, a nossa prioridade será um investimento ainda maior nos atletas para os próximos seis anos e alguns investimentos em infraestrutura de mobilidade. Estamos muito felizes de receber, em Niterói, a comissão da Panam Sports e tenho certeza que a gente sai dessa missão com um passo adiante para que esses jogos sejam os melhores pan-americanos na história, com a acolhida do povo brasileiro”, destacou o prefeito Rodrigo Neves.
O vice-prefeito do Rio destacou o legado dos Jogos Olímpicos de 2016 e do Pan de 2007, ressaltando que a união entre as duas cidades fortalece o projeto.
“Essa candidatura dos Jogos Pan-americanos Rio e Niterói só é possível por conta do legado dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e dos Jogos Pan-americanos de 2007. Receber esses jogos será muito importante. Fazer essa visita nos últimos dias com a comissão é poder mostrar o legado vivo que os Jogos Pan-Americanos e os Jogos Olímpicos de 2016 deixaram. Temos uma infraestrutura pronta com duas cidades conscientes da importância desses jogos. O Pan de 2031 vai unir as Américas”, disse Eduardo Cavaliere.
Já Marco La Porta afirmou que a sintonia entre Rio, Niterói e COB aumenta a confiança na escolha.
Neven Ilic elogiou a conservação e reutilização das arenas esportivas no Brasil e afirmou estar impressionado com o legado deixado pelos grandes eventos anteriores. “O marco que vimos no Rio e em Niterói é fantástico para receber os Jogos Pan-Americanos”, declarou o presidente da Panam Sports.
A equipe da PanAm Sports também visitou as estruturas e visitando instalações nas cinco regiões previstas para os Jogos na capital fluminense, como o Parque Olímpico da Barra da Tijuca, Complexo de Deodoro, Estádio de Remo da Lagoa, Estádio Olímpico Nilton Santos e o Maracanã.
A definição da sede do evento vai ser anunciada no dia 10 de outubro, em Santiago, no Chile. As cidades brasileiras competem com a capital do Paraguai, Assunção.