A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio anunciaram, neste domingo (16), uma parceria inédita com a PromoAção — maior empresa de cruzeiros temáticos do país — para impulsionar o turismo fluminense na temporada 2025/2026. Considerada a maior ação do Governo do Rio no setor, a iniciativa prevê apoio a 14 cruzeiros temáticos, com 29 escalas em Angra dos Reis, Búzios e na capital. A expectativa é fortalecer a economia, gerar empregos e consolidar o estado como destino estratégico no mercado nacional de cruzeiros.
Na última temporada, a PromoAção transportou 70 mil passageiros, com ocupação média de 96% e mais de seis mil empregos diretos e eventuais gerados. Segundo estudo da CLIA Brasil e da FGV, cada passageiro gera cerca de R$ 710 em impacto econômico nas cidades de escala. Com isso, a temporada apoiada pela Setur-RJ deve movimentar mais de R$ 50 milhões na economia estadual, beneficiando restaurantes, bares, comércio, guias, hotéis e toda a cadeia turística.
O secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, ressaltou que os cruzeiros temáticos ampliam as oportunidades para todo o estado, reforçando o turismo como motor econômico e gerador de renda.
Com o apoio da Setur-RJ, três cruzeiros — Chitãozinho & Xororó, Cabaré 2025 (Leonardo) e Tempo Rei (Gilberto Gil) — passam a incluir a cidade do Rio como escala oficial. A parceria também levará ao MSC Preziosa uma ativação institucional, com estande apresentando as 12 regiões turísticas fluminenses e distribuindo materiais promocionais da marca Rio.
O anúncio ocorre em um momento de forte expansão do turismo: até outubro, o estado já recebeu 1,79 milhão de visitantes internacionais, crescimento acima de 50% em relação a 2024, com previsão de superar pela primeira vez a marca de 2 milhões de estrangeiros até dezembro.




















