O Rio Imagem Baixada, maior complexo de saúde pública da América Latina, ultrapassou dois milhões de exames realizados e já atendeu mais de 260 mil pessoas, que tiveram acesso ao diagnóstico com rapidez, qualidade, e próximo de casa. Localizado às margens da rodovia Presidente Dutra, em Nova Iguaçu, o complexo de saúde é resultado de um investimento de R$ 90 milhões do Governo do Estado.
Neste sábado (27), a unidade recebeu a visita do subsecretário de Atenção à Saúde do governo do Estado, Caio Souza, e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
“A marca de dois milhões de exames realizados comprova a importância do Rio Imagem Baixada para a população. Hoje, moradores de várias regiões do estado têm acesso ao diagnóstico com mais conforto. Quando chegam à unidade encontram profissionais capacitados e equipamentos de qualidade que ajudam no diagnóstico. A rapidez amplia as chances de sucesso para o tratamento e salva vidas”, destaca Caio Souza.
O maior centro de diagnósticos por imagem da América Latina realiza desde os mais simples exames, como raio-x, até os mais complexos, como a imuno-histoquímica para identificar tumor de mama. Este ano, o complexo de saúde estreou novas especialidades como a litotripsia extracorpórea — para retirar cálculos renais — e ampliou sua capacidade de atendimento com um segundo aparelho de ressonância magnética.
A saúde da mulher é uma das especialidades do centro, elas representam 69% do público atendido. As pacientes com nódulos suspeitos na mama, por exemplo, podem realizar a biópsia no mesmo dia em que fizerem a mamografia. Ainda contam com um moderno aparelho que realiza a biópsia do fragmento da mama guiada por estereotaxia, o que permite a descoberta de tumores ainda em fase inicial.
Tratamento contra o câncer na Baixada
Durante a visita, o subsecretário Caio Souza, e o ministro Alexandre Padilha também percorreram as obras do Instituto Estadual de Oncologia da Baixada Fluminense, que estão 83% concluídas. Para a construção, o Governo do Rio de Janeiro já investiu R$ 87,3 milhões por meio da Secretaria de Estado de Saúde.
A nova unidade, que está sendo erguida ao lado do Rio Imagem Baixada, é um marco para a região e reflete o compromisso do Governo do Estado com a regionalização dos serviços do SUS para além da capital. O objetivo é garantir tratamento de diferentes tipos de câncer com qualidade e mais perto da casa dos pacientes.
A unidade terá 101 leitos, 24 consultórios médicos e setores especializados em quimioterapia, e exames de alta complexidade, como o PET Scan. Ao fim da visita, o ministro da Saúde garantiu o apoio do Governo Federal para o custeio da unidade.