O Governo do Estado do Rio de Janeiro promoveu, na noite de quarta-feira (13), o painel “Esporte e Superação: O Poder do Paradesporto”, no espaço Inclusive Talks, instalado no Armazém 3 do Píer Mauá, durante o Rio Innovation Week. O encontro reuniu atletas paralímpicos, gestores e representantes do setor para discutir inclusão, conquistas e desafios do paradesporto no país.
Mediado por Marcos Santos, presidente da Suderj, o debate contou com a presença de João Batista, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB); dos atletas Anderson Lopes e Edson Handbike; e de Marcelo Costa, coordenador da Escola de Saúde da Universidade Cândido Mendes.
“Quando a gestão pública caminha junto com a inovação e a tecnologia, quem ganha é a população. O gestor público tem a oportunidade de aplicar as melhores práticas em benefício de todos”, destacou Marcos Santos.
Medalhista paralímpico no lançamento de disco nas Olimpíadas de Atlanta (1996) e Sydney (2000), Anderson Lopes ressaltou a importância de dar visibilidade ao tema:
“Este evento valoriza o esporte paralímpico e as pessoas com deficiência, trazendo informação e inclusão para nossa sociedade. Parabéns ao Governo do Estado e à equipe que conduziu o debate”, disse.
O Inclusive Talks, iniciativa da Secretaria de Estado da Mulher, Subsecretaria de Políticas Inclusivas, Fundação Leão XIII e RioSolidario, é um dos destaques da programação estadual no evento. Com uma série de painéis e debates, o espaço promove reflexões sobre inclusão, diversidade e justiça social.
A 5ª edição do Rio Innovation Week, conferência global de inovação e tecnologia, segue até esta sexta-feira (15), reunindo cerca de 185 mil visitantes e 35 palcos simultâneos ao longo de quatro dias de atividades.