O Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio) já começou a operação de carnaval desde sábado (1) com o monitoramento do carnaval de rua em todos os pontos da cidade. Mais de 500 operadores vão ficar de plantão, em turnos, na sede do equipamento público, na Cidade Nova, acompanhando os deslocamentos dos principais blocos e megablocos. Além das mais de 3.800 câmeras, cinco drones vão gerar imagens dos percursos de blocos em áreas consideradas de sombra, ou seja, sem cobertura de câmeras. Em caso de qualquer ocorrência emergencial nos desfiles, o acionamento das equipes operacionais ocorre de maneira imediata.
“Este ano, teremos mais de 3 mil pontos de monitoramento e uma novidade operacional: o uso de cinco drones específicos, especialmente para monitorar os megablocos. É importante lembrar a grande integração interna dentro da prefeitura, bem como a colaboração com órgãos externos, garantindo uma operação mais eficiente.” afirmou o chefe-executivo do COR, Marcus Belchior.
A prefeitura do Rio pede que os moradores dos municípios vizinhos, turistas e cariocas devem baixar o aplicativo COR.Rio para estarem conectados com as principais ocorrências: bloqueios de trânsito, previsão do tempo e interdições. O aplicativo do COR é gratuito, está disponível para Android e iOS nas lojas virtuais de aplicativos, e conta com versões em português, espanhol e inglês. Vale lembrar que as interdições provocadas pelos blocos e megablocos oficiais também serão disponibilizadas no aplicativo Waze, parceiro do COR-Rio, evitando assim que o usuário fique retido num engarrafamento provocado pelos desfiles.
Com muito axé, Chá da Alice agita segundo dia do circuito de megablocos
Um dos ritmos mais populares da Bahia, o axé tomou conta do desfile do Chá da Alice, realizado na Rua Primeiro de Março, na manhã deste domingo (2/02), pelo circuito de megablocos do Carnaval de Rua do Rio. Comandado por Mari Antunes, da banda Babado Novo, e tendo participações de É o Tchan e Sambay, o cortejo atraiu cerca de 40 mil pessoas que brincaram ao som de sucessos do ritmo soteropolitano, como “Bola de Sabão” e “De Janeiro a Janeiro”.
Neste ano, o Chá da Alice celebrou os 40 anos do Axé, com direito a fantasias referenciadas no universo fantástico de “Alice no País das Maravilhas”, que é a inspiração do bloco, nascido de uma festa criada em 2009.
“É um presente estar aqui no carnaval do Rio, sempre fomos muito bem recebidos. Principalmente esse ano, trazer para cá o Axé, que é da nossa Bahia, da nossa cultura, da nossa raiz. É um ano memorável, afinal de contas, são 40 anos de um movimento e de uma história tão importante. Então vou espalhar um dendê gostoso, trouxe um caldinho de sururu para distribuir na avenida”, afirmou a cantora.
Representante do É o Tchan na festa, Compadre Washington cantou “Na Boquinha da Garrafa” e muitos outros hits do grupo. O músico, embora já tenha feito outras apresentações no carnaval, comenta sua primeira experiência em cima de um trio elétrico no Carnaval do Rio.
“É muito gratificante saber que o pessoal do Rio e do Brasil abraça o axé, que está fazendo 40 anos. É muito bom fazer parte dessa festa com o É o Tchan”, afirmou.