A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) informou, nesta terça-feira (7), o registro de três novos casos suspeitos de intoxicação por metanol nos municípios de Cantagalo, Cabo Frio e Volta Redonda. Os casos se somam ao de São Pedro da Aldeia, que continua em investigação laboratorial.
Os pacientes estão sendo monitorados pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS/SES-RJ), e as autoridades de Segurança Pública foram notificadas para iniciar as investigações sobre a origem das possíveis intoxicações.
A secretária estadual de Saúde, Claudia Mello, reforçou que o Estado está preparado para atender casos confirmados.
— O Governo do Estado já dispõe de antídotos caso se confirmem as suspeitas de intoxicação por metanol. Seguimos monitorando todos os pacientes e reforçamos o alerta para que a população evite bebidas alcoólicas de procedência desconhecida — afirmou.
A SES também iniciou, na segunda-feira (6), o processo de compra de novas doses do antídoto utilizado no tratamento das intoxicações por metanol, com o objetivo de agilizar o atendimento dos casos suspeitos.
A pasta orienta que pessoas que apresentem sintomas como visão turva, desconforto gástrico ou gastrite após o consumo de bebidas alcoólicas procurem imediatamente a unidade de saúde mais próxima. A intoxicação por metanol pode causar cegueira irreversível e até a morte.