Agora é oficial: Lady Gaga vem ao Brasil e a cidade do Rio de Janeiro já está com um esquema especial operacional para receber a diva pop americana e a multidão de 1,6 milhões de fãs nas areias da Praia de Copacabana.
A RioTour anuncia, na manhã desta sexta-feira (25), como a cidade estará organizada no fim de semana do megaevento.
A Operação Lady Gaga começa à meia-noite do dia 2 e se estende até o domingo, dia 4. Serão 78 torres de segurança, 18 câmeras com reconhecimento facial, 150 detectores de metal e estrutura de grades em todos os pontos de bloqueio da orla de Copacabana.
O show está previsto para começar às 21h45 do sábado, mas antes, dois DJs vão tocar às 17h30 e às 19h30, além de um terceiro DJ logo após a apresentação da americana, à 0h15.
Ao longo de toda a orla do bairro serão espalhadas 16 torres de delay para melhorar o som.
Com expectativa de reunir um público de 1,6 milhão de pessoas — o mesmo número do show da Madonna, no ano passado —, haverá distribuição de ambulância em seis pontos na orla, e três postos médicos serão montados com equipes, nos seguintes locais:
- Av. Atlântica (canteiro central), na altura da Av. Princesa Isabel
- Praça do Lido
- Av. Atlântica (canteiro central), na altura da Rua República do Peru
Os hospitais municipais Miguel Couto e Souza Aguiar serão referências de retaguarda.
O Centro de Operações Rio (COR) vai trabalhar com 240 câmeras no bairro, 106 câmeras na Avenida Atlântica e 40 câmeras da organização do evento, além de quatro drones. O órgão recomenda a instalação e uso por turistas do aplicativo cor.rio, traduzido para diversos idiomas.
Reforço de Segurança
O Governo do Estado ainda não divulgou, através de coletiva, os preparativos para o grande show. Mas já há movimentação de organização quanto à segurança, em diferentes pontos da cidade, não só em Copacabana e seu entorno. Em alto mar, a fiscalização de embarcações que vão acompanhar o evento já começou
Principais pontos:
- Os batalhões de Botafogo e Copacabana vão reforçar o efetivo de agentes e equipamentos de segurança, e investir na qualificação especializada de policiais para a operar drones, que auxiliam no reconhecimento facial.
- A PM deverá posicionar viaturas em 16 pontos ao longo da Avenida Atlântica, no Leme até Copacabana.
- No Recreio dos Bandeirantes, o Terminal BRT Alvorada e Estação de Metrô Jardim Oceânico também terá policiamento ostensivo, feito por agentes do 31º BPM (Recreio dos Bandeirantes).
- Em cada ponto de bloqueio externo de trânsito do bairro, a ordem é que uma dupla de policiais do MPTrans, das unidades do 14º BPM (Bangu), 18º BPM (Jacarepaguá) e 40º BPM (Campo Grande), atuando em conjunto à CET-RIO e/ou à Guarda Municipal, no sábado e no domingo.
- A Marinha do Brasil divulgou que a Capitania dos Portos está fazendo inspeções até 2 de maio. As vistorias navais são realizadas em embarcações de esporte e recreio, de transporte de passageiros e de turismo náutico que ficarão nas proximidades da Praia de Copacabana.
- O 2º BPM (Botafogo) solicitou 15 viaturas extras.
- O 19º BPM (Copacabana) solicitou 2 viaturas tipo pick-up.
- A Diretoria de Infraestruturas de Tecnologia da Polícia Militar solicitou a inscrição extraordinária de dois policiais no curso de Operadores de RPAS (Sistemas de aeronaves pilotadas remotamente, em tradução livre do inglês) para reforçar a equipe qualificada em drones.
- O 3º Grupamento Marítimo de Copacabana deve mobilizar 4 motos aquáticas, 1 lancha de salvamento e 2 botes infláveis, além de 1 ambulância e 2 viaturas para socorro, supervisão e distribuição de material e alimentação.