Muito mais que uma competição, o JEB’s – Jogos Escolares Brasileiros – é um intercâmbio entre estudantes com idade entre 12 e 14 anos das 27 unidades federativas. O evento é realizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), em parceria com o Governo Federal. As delegações ficarão hospedadas em 18 hotéis de diferentes localidades na cidade. Além disso, a competição vai contar com um reforço de policiamento do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur) e de policiais de diferentes batalhões.
O Time RJ, que irá representar o Rio de Janeiro, conta com quase 300 pessoas entre atletas e chefes de delegação. São quase 100 escolas participantes entre particulares e estaduais de todo o estado. Os atletas classificados na competição poderão ter direito ao benefício do Programa Bolsa Atleta estadual em 2023, além de poderem participar dos Jogos Escolares Sulamericanos/2022.
No total, serão 17 modalidades a serem disputadas: badminton, ginásticas artística e rítmica, xadrez, tênis de mesa, vôlei, basquete, futsal, handebol, judô, taekwondo, karatê, wrestling, vôlei de praia, atletismo, ciclismo e natação. A novidade para essa edição é a inserção de modalidades demonstrativas como o surfe, skate e o break dance.
As disputas serão realizadas entre os dias 2 e 14 de novembro, em três locais diferentes: Parque Olímpico da Barra da Tijuca, UNIFA – Universidade das Forças Aéreas, no Campo dos Afonsos, e Arena da Juventude, em Deodoro. Já a cerimônia de abertura acontece na próxima quinta-feira (3/11), no Parque Olímpico.