As galerias pluviais de Niterói de difícil acesso estão recebendo inspeção robótica para a avaliação de estudando possíveis soluções para os locais. Os robôs são comandados por controle remoto. São diferentes tipos de equipamentos utilizados em rios e canais como robôs que flutuam, drones e câmeras.
O trabalho foi iniciado em janeiro e a duração é de 18 meses. De acordo com a Seconser o serviço já foi realizado na Martins Torres (Santa Rosa), Alameda São Boaventura em toda a parte coberta do canal, próximo a Ponte Rio-Niterói, na altura do clube Marajoara até a entrada da Ilha da Conceição e canal da Washington Luiz, no Centro. Entre os próximos locais que receberão a inspeção robótica estão o Rio Icaraí, Rio Maruí (Barreto), Fazendinha (Cafubá), canal da Ary Parreiras, São Francisco e Ilha da Conceição.
O prefeito de Niterói, Axel Grael, explica que todos os trechos dos rios que são de difícil acesso, que são cobertos, serão vistoriados em todas as regiões da cidade.
“Esses equipamentos estão ajudando bastante. Vamos mapear a extensão de grandes trechos de rios cobertos. Toda obra de engenharia precisa de manutenção. Estamos avaliando as estruturas e identificando obstruções. Após as vistorias, são emitidos laudos e, caso seja constatada a necessidade de reparo, são programados os serviços”, enfatiza.