spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #90

spot_img
spot_imgspot_img

Rodrigo Neves anuncia reforma da Praça Leoni Ramos no Centro de Niterói

Mais lidas

A Praça Leoni Ramos, conhecida como Cantareira, no bairro São Domingos, em Niterói, passará por uma reforma que prevê a revitalização do espaço, modernização da iluminação e melhorias para ampliar as condições de uso pela população. Tradicional ponto de encontro de jovens universitários, a praça receberá intervenções voltadas ao conforto, à segurança e à valorização do espaço urbano.

A Empresa de Infraestrutura e Obras de Niterói (ION) deverá publicar nos próximos dias o edital de licitação para contratação da empresa responsável pela execução das obras.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, destacou a importância da intervenção para a cidade e para a dinâmica cultural da região.

“Estamos avançando na requalificação de toda a região do Centro, com investimentos que valorizam o espaço público e estimulam a convivência e a economia criativa. A reforma da Praça Leoni Ramos integra esse conjunto de intervenções, que já conta com a revitalização do histórico prédio da Estação Cantareira, que está sendo transformado em um Distrito de Economia Criativa e Inovação. A ideia é fortalecer a vocação cultural e universitária da região, criando espaços mais qualificados para moradores, estudantes e visitantes”, afirmou o prefeito.

Rodrigo Neves / Imagem Matheus Oliveira Errejota Notíciais

O projeto prevê a demolição e substituição dos pisos atuais, com implantação de pavimento drenante, além da remoção de pichações e melhoria do sistema de iluminação. Também estão previstas intervenções de paisagismo, com plantio de novas espécies, e a instalação de mobiliário urbano renovado, como bancos e lixeiras.

Após a emissão da ordem de início, o prazo estimado para conclusão da obra é de até oito meses.

Valorização da região

A reforma integra um conjunto de obras realizadas pela ION na região central da cidade, que inclui o restauro do prédio da Estação Cantareira, a construção da Arena Niterói, no Parque Olímpico da Concha Acústica, além da requalificação da Avenida Amaral Peixoto, da Rua da Conceição e de vias adjacentes.

Paralelamente, a Prefeitura avança na restauração do histórico prédio da Estação Cantareira, que será transformado em um Distrito de Economia Criativa e Inovação. O projeto prevê a instalação de startups, universidades e estúdios audiovisuais, além de espaços culturais multifuncionais.

Ao lado do prédio histórico, também está prevista a construção do Museu do Cinema Brasileiro, consolidando a vocação da região para a arte, a cultura e o conhecimento. A iniciativa envolve ainda a participação da Universidade Federal Fluminense e pretende transformar o espaço em um ambiente de conexão entre estudantes, pesquisadores e o setor empresarial, impulsionando a economia do conhecimento.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img