Dentro de um Ciep abandonado em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, o candidato ao governo do Estado do Rio de Janeiro pelo PDT, Rodrigo Neves, falou sobre suas propostas para a Educação, criticou a falta de gestão do atual governo e chamou de “tragédia social” o alto número de jovens fora da escola e todo o estado.
Essa semana o candidato do PDT já tinha visitado um Ciep abandonado, no Portão do Rosa, em São Gonçalo, e frisou a importância de investimento nessa área, se comprometendo a reabrir os brizolões em todo o estado.
“Não podemos perder a capacidade de nos indignarmos com uma situação como esta aqui: um Ciep abandonado, enquanto temos quase 40% dos jovens de 15 a 20 anos no estado do Rio de Janeiro que não estudam e não trabalham. Isso por si só já é uma tragédia social, mas é ainda uma tragédia econômica, porque estamos deixando de formar pessoas para o mercado de trabalho, e é também uma tragédia do ponto de vista da Segurança Pública, pois impacta diretamente na violência, na marginalização social da juventude”, exclamou Rodrigo Neves.
Ele garantiu que, a partir de 2023, vai reconstruir todos os Cieps abandonados no estado, vai dobrar os investimentos em Ensino Técnico e Profissionalizante e vai fazer parcerias com os municípios para garantir creche integral para as crianças.