spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Romário lidera disputa ao Palácio Guanabara, aponta pesquisa

spot_imgspot_img

Mais lidas

Foto: Reprodução / Facebook Romário Faria

A pesquisa do Instituto RealTime Big Data, encomendada pela Record TV, aponta o senador Romário Farias (Podemos) como líder das intenções de voto para governador do Rio de Janeiro. O ex-atleta é seguido pelos tecnicamente empatados Eduardo Paes (DEM) e Anthony Garotinho (PRP), em segundo e terceiro lugar.

Na pesquisa espontânea, quando não são mencionados os nomes de nenhum candidato, Romário foi citado por 12% dos entrevistados, seguido por Paes, com 9%, e Garotinho, com 7%. Chama a atenção o número de indecisos, que representa 50%. Votos brancos e nulos alcançaram 21%. Já no voto estimulado, ou seja, quando são pontuados os nomes dos candidatos, Romário continua liderando as intenções de voto, desta vez com 25%, seguido por Eduardo Paes, com 19% e Anthony Garotinho com 14%. Em quarto lugar, aparece o candidato do PSD, Índio da Costa, com 6%. Empatados com 3% estão Márcia Tiburi, do PT, Tarcísio Motta, do PSOL, e Pedro Fernandes, do PDT. As últimas colocações são ocupadas por Marcelo Trindade (Partido Novo), com 2%, e Wilson Witzel (PSC), com 1%. Votos brancos e nulos somam 20%, e indecisos, 4%.

A pesquisa também projetou o segundo turno. Romário ganha dos adversários em todas as simulações elaboradas pela pesquisa. Contra Eduardo Paes, o senador aparece com 37% das intenções de voto, contra 29% do ex-prefeito carioca. Votos brancos e nulos somam 25% e indecisos: 9%. Já contra Anthony Garotinho, Romário aparece com 39% contra 19% do ex-governador. Brancos e nulos, 33%, e indecisos: 9%.

Foi questionada ainda sobre as intenções de voto em um eventual segundo turno entre Eduardo Paes e Anthony Garotinho. O Democrata lidera com 36% contra 20% do ex-prefeito de Campos dos Goytacazes. Brancos e nulos somam 33% e indecisos, 11%.

A pesquisa também apontou o nível de rejeição dos políticos que estão na disputa ao governo do estado. Cada entrevistado pode escolher mais de um candidato. O ex-governador Anthony Garotinho aparece em primeiro, com 69% de rejeição. Em seguida está Eduardo Paes, com 53%. Romário é rejeitado por 47% dos entrevistados; Índio da Costa, 45%; Tarcísio Motta, 42%; Márcia Tiburi, 38%; Wilson Witzel, 37%; Pedro Fernandes, 34%; Marcelo Trindade, 32%. 8% do eleitorado não rejeita nenhum dos nomes na disputa.

A pesquisa entrevistou 2 mil pessoas com a metodologia Quantitativa Presencial – Campo, feita entre os dias 10 e 12 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e com um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o registro RJ-02317/2018.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img