spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #90

spot_img
spot_imgspot_img

Rompimento de tubulação alaga ETA Guandu e afeta abastecimento no RJ

Mais lidas

Um vazamento de grandes proporções ocorrido na tarde desta quarta-feira (7) comprometeu o funcionamento da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu, em Nova Iguaçu, e reduziu em cerca de 50% a produção de água do principal sistema que abastece a capital fluminense e a Baixada Fluminense. Na manhã desta quinta-feira (8), moradores de diversas regiões ainda enfrentavam falta de abastecimento.

De acordo com a Cedae, o problema foi causado pelo rompimento da válvula de uma tubulação responsável por conduzir água tratada do Guandu ao reservatório de Marapicu. O vazamento provocou o alagamento da área onde estão instaladas bombas e motores, formando correntezas que atingiram outros setores da estação.

Com os equipamentos submersos, foi necessário desligar as elevatórias, o que levou à paralisação temporária da produção de água no sistema.

Cedae, Rio+Saneamento e Águas do Rio

A Cedae informou que concluiu, às 2h da madrugada desta quinta-feira (08), o reparo de um vazamento de grande porte em uma tubulação do Sistema Guandu, uma das principais estruturas de abastecimento de água do estado. Com a finalização do serviço, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu retomou integralmente a operação e o sistema segue em processo de estabilização, operando com mais de 85% da capacidade.

As concessionárias Iguá, Rio+Saneamento e Águas do Rio foram comunicadas sobre a conclusão da manutenção. Durante a fase de regularização da distribuição, ainda podem ocorrer oscilações pontuais no abastecimento, especialmente em áreas mais elevadas das redes, sob responsabilidade das concessionárias.

O vazamento de grande porte provocou, na noite de quarta-feira (07), uma redução significativa na produção de água, afetando o abastecimento do município do Rio de Janeiro e de cidades da Baixada Fluminense, como Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nova Iguaçu, Nilópolis, Queimados e São João de Meriti.

A Águas do Rio orienta os moradores a manterem o uso consciente da água até a completa normalização do sistema e informa que permanece à disposição pelo telefone e WhatsApp 0800 195 0 195.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img