spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #81

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Sábado é o Dia D da Vacinação contra a Gripe

Mais lidas

Acontece neste sábado (10), o Dia D de Vacinação contra a Gripe em todo o país. A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro convoca o público prioritário a buscar a vacina em seus municípios. Unidades Básicas de Saúde, Clínicas da Família e outros pontos de vacinação estarão abertos, a depender de cada local. Esta semana a SES-RJ disponibilizou doses extras da vacina especialmente para o evento.

O imunizante protege contra os vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e B. O público prioritário inclui gestantes, crianças com idade entre 6 meses e menores de 6 anos, pessoas com mais 60 anos, mulheres com até 45 dias após o parto, profissionais de saúde, de forças de segurança e resgate, além de indígenas e quilombolas. Desde o início da campanha, antecipada pela SES-RJ para o dia 2 de abril, até 5 de maio, 635.445 pessoas foram vacinadas contra a gripe em todo o estado, o que corresponde a 8,9% do público-alvo.

“Precisamos ampliar nossa cobertura vacinal para evitar a proliferação da influenza, que pode se tornar grave, especialmente entre crianças e idosos. Estamos nos aproximando do inverno, período mais frio do ano, e é fundamental que as pessoas estejam protegidas contra o vírus. O sábado, 10 de maio, é uma excelente oportunidade para quem não consegue ir à unidade de saúde durante a semana. São poucos minutos que fazem toda a diferença”, reforça a secretária de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Claudia Mello.

Durante todo o ano, a Secretaria monitora os casos mais graves da gripe, que crescem especialmente no inverno, com maior transmissão do vírus. Em 2025, até 29 de abril, foram registrados 242 casos e 23 óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza A e B no estado.

Quem pode se vacinar?

O Ministério da Saúde preconiza que o público-alvo para a campanha deste ano abrange crianças de seis meses a menores de 6 anos de idade (cinco anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), pessoas com 60 anos de idade ou mais, povos indígenas, quilombolas e pessoas em situação de rua. 

Para se imunizar, basta se deslocar a uma unidade básica de saúde e solicitar a vacina. Há contraindicação para pessoas com alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo. Portadores de doenças neurológicas e da síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina e seguir suas orientações. Para pessoas que tenham apresentado febre recente, recomenda-se adiar a vacinação até que o estado de saúde melhore.

Foto Mauricio Basílio SES
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img