Foi realizado nesta sexta-feira (19) o programa Sanear através do I Seminário Sanemar – Os Desafios do Saneamento, que visa levar abastecimento de água e sistema de esgotamento sanitário para as comunidades carentes de Maricá.
O evento foi realizado pela Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) e aconteceu na Fazenda Pública Joaquín Piñero, no bairro Espraiado. O seminário contou com a participação do Prefeito da cidade, Fabiano Horta, que destacou que água e esgoto são um dos principais desafios da cidade.
“Seminário é importante pois expõe não só os projetos futuros, como o papel da Sanemar e a expansão que ela já cria hoje, seja na expansão com a Águas do Rio e ampliação do esgotamento sanitário no Jardim Atlântico Leste ou Ponta Negra, nas micro bacias que ela irá trabalhar. Essa é a pauta central do governo, na qual queremos trabalhar o encaminhamento que a cidade avança na universalização da água e do esgoto, sabendo que é um passivo que a gente tem, mas a clareza do desafio. Água e esgoto são pautas absolutas, que até 2024 queremos ter entregue a toda população”, disse.
A presidente da Sanemar, Rita Rocha, ressaltou a importância do saneamento básico na cidade de Maricá e afirmou que os desafios são grandes, mas pretende sanar todos eles.
“Estamos discutindo um assunto muito em voga, que é o saneamento básico da cidade. Tivemos no ano passado a mudança do novo marco, do regulamento que rege o saneamento básico e basicamente iremos discutir essas implicações para os Estados, municipios, para as Companhias que trabalham e vivem os problemas do saneamento básico.
Entre os temas debatidos esteve os desafios do saneamento e propostas para o futuro na região e o papel da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico na regulação do saneamento
Entre os convidados, está o diretor da Agência Nacional de Águas, Oscar Cordeiro; e o diretor superintendente da Águas do Rio, Sergio Braga; e o presidente da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento, Aparecido Hojaij.
Também participam do evento gestores da prefeitura, políticos e especialistas nas áreas de saúde, segurança hídrica, resíduos, drenagem urbana, entre outros.