A rede pública municipal de São Gonçalo segue ampliando a oferta de serviços de saúde. A partir desta quarta-feira (07), a Clínica Municipal Gonçalense da Lagoinha passa a oferecer o exame de mamografia, fortalecendo as ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
Com a implantação do serviço, as pacientes poderão realizar o exame mais perto de casa, com agendamento feito pela Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde. A iniciativa contribui para reduzir filas e agilizar o atendimento, especialmente para mulheres que fazem parte do público-alvo do rastreamento da doença.
“Estamos descentralizando e fortalecendo a oferta de exames na rede pública. Essa ampliação reafirma o compromisso de São Gonçalo com a saúde da mulher, investindo em estrutura, tecnologia e prevenção, além de ampliar a cobertura do exame em diferentes regiões da cidade”, destacou o prefeito Capitão Nelson.
A Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo também passará a oferecer mamografia em breve. A unidade já concluiu as obras da sala onde o equipamento será instalado e aguarda a chegada da empresa responsável pela instalação, prevista para ocorrer ainda nesta semana. Após testes e capacitação da equipe, a previsão é que os exames tenham início no próximo mês.
Segundo o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Gabriel Mello, a ampliação representa um avanço significativo. “No início da gestão, a mamografia eletiva era oferecida apenas no Espaço Rosa. Hoje, o exame já está disponível no Ciesg, na Clínica da Lagoinha e, em breve, no Mutondo. Até o fim do ano, também chegará à Clínica de Neves. Vamos garantir o acesso ao exame em toda a cidade, facilitando a vida das pacientes”, afirmou.
A unidade da Lagoinha também já recebeu um tomógrafo de última geração, que está instalado e terá a equipe treinada ainda neste mês. Atualmente, as tomografias eletivas são realizadas no Ciesg, além de estarem disponíveis para pacientes atendidos no Hospital do Câncer e do Coração (HCCOR) e no Hospital Luiz Palmier (HLP). A Clínica de Neves também receberá um tomógrafo até o fim do ano.
Regulação dos exames
Todos os exames eletivos são agendados por meio da Central de Regulação, que organiza o fluxo conforme critérios clínicos. Para ter acesso aos procedimentos, os moradores devem procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro, onde será feito o encaminhamento. A Central entra em contato por telefone para informar a data do exame.
É fundamental manter o telefone atualizado no cadastro e atender às ligações do número (21) 3195-5198. Dados de contato e endereço podem ser atualizados em qualquer unidade de saúde. Caso haja pendências no pedido, o paciente será orientado a regularizar a situação para que o agendamento seja efetivado.

















