Um cachorro-do-mato macho voltou ao seu habitat natural nesta terça-feira (12), em ação conjunta da Secretaria de Meio Ambiente e Transportes da Prefeitura de São Gonçalo, Guarda Ambiental e Instituto Estadual do Ambiente (INEA). O animal havia sido resgatado no último dia 2 de agosto, após ser encontrado dentro de um supermercado no bairro Alcântara.
Após o resgate, o animal passou pela Área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS), localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) Estâncias de Pendotiba, em Maria Paula, e foi encaminhado ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres da Universidade Estácio de Sá, em Vargem Pequena, onde exames confirmaram que ele estava apto para retornar à natureza. Por segurança, o local exato da soltura não foi informado, para evitar caça ilegal.
A ASAS, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, atua no resgate, triagem, reabilitação e reintegração de animais silvestres, seguindo protocolos técnicos e legais. Desde a inauguração, há três anos, a unidade já recebeu 2.676 animais.
O biólogo Fernando Medeiros, responsável pela ASAS e pela APA de Maria Paula, explica que o trabalho funciona como um “hospital de emergência” para animais silvestres. “Nossa função é estabilizar o animal e devolvê-lo ao seu habitat, quando possível. Se for domesticado, encaminhamos ao Centro de Triagem do Ibama, em Seropédica”, afirmou.
A parceria entre a Prefeitura e a Universidade Estácio de Sá, que fornece veterinários e estagiários, será renovada neste mês por mais três anos. Segundo o médico veterinário Pedro Alfazema, o trabalho tem beneficiado a biodiversidade de todo o Estado.

Outro caso recente
Além do cachorro-do-mato, uma jiboia fêmea resgatada em Itaipu, Niterói, está sob cuidados na ASAS. O animal, que chegou no dia 3 de agosto, apresentou fratura no corpo, possivelmente causada por atropelamento, e segue em avaliação veterinária.
A ASAS não recebe animais domésticos. O espaço é voltado exclusivamente para espécies silvestres, em especial da Mata Atlântica.
Serviço – Contato para resgate de animais silvestres
- Telefone: (21) 2199-6336
- Endereço: Rua Rigel Pacca Corrêa, Maria Paula (APA das Estâncias de Pendotiba), funcionamento diário das 9h às 15h
- E-mail: asasambiental@pmsg.rj.gov.br
- Comando de Polícia Ambiental: 0300 253 1177