A atuação integrada das polícias do Rio de Janeiro levou, em apenas uma semana, à prisão de lideranças do crime organizado com atuação em cinco estados brasileiros. As ações, baseadas em inteligência, troca de informações e operações conjuntas, resultaram na captura de chefes do tráfico ligados a diferentes facções criminosas, principalmente ao Comando Vermelho, que tentavam se esconder no território fluminense.
Entre segunda-feira (5) e sexta-feira (9), operações coordenadas entre as Polícias Civil e Militar localizaram criminosos procurados pelas Justiças de Goiás, Piauí, Mato Grosso, Bahia e Alagoas. Os presos são investigados por crimes graves, como homicídios, tráfico de drogas e armas, estupros e roubos.
A prisão mais recente ocorreu em São Gonçalo, na quinta-feira (8), quando agentes da 29ª DP (Madureira) localizaram uma das principais lideranças do tráfico da Bahia, ligada ao grupo conhecido como “Bonde do Maluco”. Contra o criminoso havia três mandados de prisão por homicídio. Ele foi capturado após trabalho de inteligência que envolveu o cruzamento de dados e cooperação entre forças policiais de diferentes estados.
No mesmo período, a Polícia Militar prendeu, no Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, um dos chefes do crime organizado de Goiás. Conhecido como “Cascão”, o criminoso foi localizado por equipes do BOPE e da Subsecretaria de Inteligência da corporação. Segundo informações da polícia goiana, ele tem passagens por homicídio e envolvimento na fuga da Penitenciária de Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia.
Outro alvo de destaque foi capturado na quarta-feira (7), em Itaboraí. Considerado o criminoso mais procurado do Mato Grosso, Rafael Amorim de Brito, o “Rafão”, acumulava quatro mandados de prisão em aberto. Ele é investigado por estupro, tráfico de drogas, roubos e também apontado como responsável pelo assassinato de policiais no estado, incluindo um sargento morto em dezembro de 2024.
As operações tiveram início na segunda-feira (5), com a prisão de um criminoso acusado de envolvimento em ao menos 19 homicídios no Piauí. Conhecido como “Gordinho”, ele seria integrante da facção “Bonde dos 40” e foi capturado por policiais militares do 6º BPM, na Tijuca. No mesmo dia, policiais civis prenderam, em Duque de Caxias, o líder do tráfico de Campo Alegre, em Alagoas, alvo de dois mandados de prisão preventiva por tentativa de homicídio qualificado.
As prisões reforçam a estratégia das forças de segurança do Rio de Janeiro de atuar de forma integrada e com alcance além das fronteiras estaduais, dificultando que lideranças criminosas utilizem o estado como refúgio para escapar da Justiça.
Matéria da prisão em Itaboraí com vídeos

















